Vidroplano
Vidroplano

Em compasso de espera

21/03/2019 - 09h48

Março já está chegando ao fim e os números da economia brasileira seguem aquém do esperado. Dados divulgados na segunda quinzena do mês mostram que a atividade econômica começou o ano em queda, reforçando outros resultados que mostravam que não só a construção civil caminha com resultados ruins neste começo de ano.

As expectativas positivas para o ano vão aos poucos se dissipando e as incertezas ganham espaço no horizonte. Quando direcionamos o olhar especificamente para o nosso setor, a situação não é muito diferente. A oferta de matéria-prima parece estabilizada e a demanda ainda é insuficiente para movimentar o mercado. Para completar o cenário, temos tido aumento no volume de vidros importados e estamos a poucos dias do início da operação do segundo forno da AGC, que irá somar ao menos 20 mil toneladas de vidro ao mês à capacidade instalada do mercado brasileiro.

Esses foram alguns dos assuntos tratados pela diretoria da Abravidro com os executivos das usinas de base em assembleia realizada na entidade no mês de março. As impressões gerais, de parte dos dois elos da cadeia, são de que o governo federal precisa avançar em sua agenda de reformas para dar ao mercado a segurança necessária para a retomada dos investimentos. A preocupação com as empresas que atuam na informalidade e os prejuízos que trazem ao segmento vidreiro também estiveram na pauta da reunião e são um assunto permanente na agenda de trabalho da associação.

E enquanto aguardamos o desenrolar de 2019, já iniciamos a coleta de dados para o Panorama Abravidro, único estudo econômico de nosso setor. Iniciado em 2012, o levantamento, retrato do mercado vidreiro nacional, permite-nos acompanhar os principais números da indústria de transformação de vidros planos no Brasil: faturamento, consumo, preço médio, mão de obra empregada e produtividade, além da balança comercial. A pesquisa traz ainda um termômetro em relação ao ano vigente, para mensurar expectativa de faturamento, geração de empregos, intenção de investimento e grau de endividamento. Os dados são tratados de forma confidencial pela consultoria contratada e são fundamentais para quem atua em nosso setor. Conto com a sua participação!

domingosJosé Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 555 (março de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters