Vidroplano
Vidroplano

Empresas apresentam novidades na Fesqua 2022

25/10/2022 - 14h24

A 14ª edição da Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (Fesqua) foi realizada de 14 a 17 de setembro no centro de eventos São Paulo Expo, na capital paulista. Em sua primeira edição presencial desde 2018, a mostra trouxe estandes com soluções de diferentes empresas para os segmentos de esquadrias e vidro, e eventos simultâneos, como o 15º VidroSom — Seminário Soluções Acústicas em Vidro, promovido no dia 16. Confira a seguir algumas das novidades apresentadas por lá.

 

Levando adiante conhecimentos sobre vidro
Um dos destaques da Fesqua 2022 foi o estande do Vidro Certo, programa desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro). A Abravidro é parceira da iniciativa e alguns de seus representantes estiveram presentes no espaço, que reforçou a importância do uso dos vidros certos para cada tipo de aplicação, sempre seguindo as normas técnicas da ABNT, e também destacou os benefícios dos produtos de valor agregado (como insulados ou de controle solar). O estande trazia uma série de materiais informativos, além de apresentar amostras de vidros produzidos ou comercializados pelas usinas vidreiras no Brasil e um totem com um quiz para testar os conhecimentos dos visitantes sobre o tema.

 

No estande da Agmaq, foi possível ver dois maquinários para beneficiamento do vidro em funcionamento: uma mesa de corte automática (foto), para chapas float, e uma furadeira simples, com cabeçote semiautomático.

vp_agmaq copiar

 

Parte do estande da Alusupra foi montada com a linha OS (foto), exclusiva para fachadas de vidro, com sistema de fixação interna. A empresa também mostrou seus perfis estruturais para aplicação em coberturas.

vp_alusupra copiar

 

Assim como na Glass South America, a Cebrace levou à Fesqua o GlassTruck (foto), showroom itinerante que ajuda especificadores de todo o Brasil a visualizar os produtos da fabricante e especificar a opção desejada. As peças exibidas eram principalmente das linhas voltadas para aplicação em fachadas.

vp_cebrace copiar

 

A processadora Divimax apresentou alguns de seus principais produtos, como o Smartglass (foto), vidro polarizado produzido com peças extra clear. Laminados com peças refletivas (proporcionando controle solar e privacidade aos ambientes) também foram exibidos, bem como o Âmbar, novo espelho da Guardian.

vp_divimax copiar

 

A Divinal levou diversas soluções: portas com peças jumbo, vidros texturizados, boxes da linha Blindex Power Box (com personagens da Warner Bros.) e o Bird Protection (foto), vidro com aplicação de serigrafia simulando uma rede, desenvolvido pela processadora para evitar a colisão de pássaros contra o material após instalado.

vp_divinal copiar

 

O destaque no estande da GlassParts foi a lapidadora de nove rebolos fabricada pela chinesa Enkong (foto), representada no Brasil pela empresa. Além de apresentar esse e outros produtos, a equipe de expositores também se dedicou ao fortalecimento institucional da GlassParts.

vp_glassparts copiar

 

A Glasspeças apresentou a opção de cor rosé para sua linha de ferragens, bem como o lançamento da cor grafite (foto). Outro destaque da empresa era a torre pivotante para portas de vidro com até 1,2 x 2,6 m.

vp_glasspeças copiar

 

Entre os produtos apresentados pela GR Gusmão, estavam o manipulador automático de vidro fabricado pela Lovetro (foto), capaz de carregar 600 kg de carga, bem como carrinhos simples de manusear, que facilitam o transporte manual de chapas nas obras ou no chão de fábrica.

vp_grgusmão copiar

 

O carro chefe da Ideia Glass foi o boxe Nobre (foto): chamado pela empresa de “o maior boxe do mundo”, o sistema montado na feira tinha vidros com 4,6 m de altura. O kit conta com outros diferenciais, como dupla roldana, amortecedores na abertura e fechamento das portas e várias opções de cores para as ferragens e acessórios.

vp_ideiaglass copiar

 

Entre as soluções da Italotec para a movimentação de vidros, vale destacar a ventosa V4AC (foto): seu sistema de disco é mais flexível, contando com sistema de vácuo independente para manter a fixação e segurança ao içar a peça.

vp_italotec copiar

 

As ferramentas diamantadas da linha Tools 4U powered by Diamut (foto) foram mostradas no espaço da Latamglass. A empresa também mostrou informações sobre o centro de usinagem da Pertici para perfis de alumínio e PVC.

vp_latamglass copiar

 

No estande da Linde Vidros, foi possível conferir painéis laminados feitos com vidros temperados e o interlayer estrutural SentryGlas, destacando a presença de soluções de alta resistência no portfólio da processadora.

vp_lindevidros copiar

 

O slogan da PKO do Brasil na Fesqua 2022 foi “Transparência em todos os sentidos”. A processadora montou um “corredor de experiências” (foto), onde cabines mostravam na prática os benefícios que seus vidros de valor agregado podem trazer a diferentes ambientes, como o uso de laminados com PVB acústico para um estúdio musical, insulados para saunas úmidas ou multilaminados com SentryGlas para piscinas.

vp_pko copiar

 

A Saint-Gobain mostrou suas fitas dupla-face de alta performance para fachadas estruturais de vidro (foto). Uma máquina presente no estande fazia a aplicação do produto nos painéis de vidro, demonstrando a praticidade da solução.

vp_saintgobain copiar

 

A Tec-Vidro apresentou o kit Versatik Division (foto): projetado para a divisão de grandes áreas, o sistema suporta painéis de até 160 kg e pode ser usado com vidros temperados ou laminados, além de contar com roldana inferior com regulagem.

vp_tecvidro copiar

 

O estande da Tempersul teve como foco reforçar o aspecto institucional da empresa, recepcionando seus clientes e fazendo novos contatos com os visitantes  da Fesqua 2022.

 

Entre os destaques da Udinese, estiveram a linha Massima de componentes para sistemas de esquadrias (foto), com alto desempenho de vedação e já disponível para pronta entrega no Brasil, e a linha de motores Bolt para automação de persianas integradas.

vp_udinese copiar

 

O Lit Stone (foto), da 1niq Industrial, parece um painel de mármore, mas é um vidro com pintura especial. O guarda-corpos Side Clear, com borda exposta, foi outra solução apresentada pela empresa.

vp_1niq copiar

 

Vidros curvos chamaram a atenção no estande da Unividros: além de uma escada com peças desse tipo aplicadas como guarda-corpos (foto), a processadora mostrou o uso de chapas curvas na composição de um sistema insulado, em laminados refletivos e em guarda-corpos com serigrafia simulando grades.

vp_unividros copiar

 

A WR Glass exibiu suas cunhas reguladoras de pressão para a linha de perfis Infinity, ambas fabricadas pela empresa. No estande, a correta aplicação do produto era demonstrada (foto).

vp_wrglass copiar

 

Conforto acústico em debate
No dia 16 de setembro, foi realizada a 15ª edição do VidroSom — Seminário Soluções Acústicas em Vidro, com o tema Poluição sonora, proteção e sustentabilidade.

vp_vidrosom1 copiar

 

O engenheiro Nilson Viana, coordenador de Mercado da Cebrace, abordou em sua palestra as vantagens que vidros como laminados (principalmente com uso de interlayer acústico) e insulados podem trazer às edificações, embora tenha ressaltado que a atenuação sonora não depende só do nosso material, mas também dos demais componentes de um conjunto envidraçado, como caixilhos e vedações. Na apresentação seguinte, a engenheira Michele Gleice, diretora técnica do Instituto de Tecnologia da Construção (Itec), explicou que, embora normas técnicas não sejam leis, elas são obrigatórias por força da lei, e seu cumprimento proporciona benefícios para todos os elos da cadeia.

Fernando Simon Westphal, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mostrou o retorno financeiro proporcionado pelo uso de vidros de controle solar em obra. Já o arquiteto Marcos Holtz, sócio-diretor da Harmonia Acústica, apresentou as futuras tendências no campo do conforto acústico. Houve ainda palestras de Valéria Eiras, consultora-técnica da Saint-Gobain Brasil, sobre as soluções da empresa para o desempenho térmico e sonoro, e de Edison Claro de Moraes, empresário e diretor da Atenua Som e da Universidade do Som, reforçando a importância do conhecimento nesse segmento para evitar projetos malsucedidos de acústica.

Para celebrar a 15ª edição do VidroSom, o Concurso de Desenho sobre a poluição sonora foi realizado desta vez com alunos de 14 escolas estaduais e municipais, além da Nova 4E (entidade especializada em pessoas com deficiência intelectual). 15 trabalhos foram premiados (um em cada escola), e cada vencedor recebeu um notebook, enquanto cada escola participante recebeu uma lousa de CeramicSteel.

vp_vidrosom2 copiar

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 598 (outubro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Fotos: Fernando Saker

Crédito da foto de abertura: Henrique Della Coletta



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters