Vidroplano
Vidroplano

Era do Vidro

23/08/2022 - 13h58

A história humana se divide em várias épocas e, em algumas delas, materiais específicos moldaram nossa civilização: Era da Pedra, Era do Bronze e Era do Ferro são alguns dos termos usados por historiadores para definir esses períodos. Dada a onipresença do vidro na vida moderna, seria exagero chamar a atual era de Era do Vidro? Não, segundo especialistas no estudo da tecnologia de materiais.

Para celebrar o Ano Internacional do Vidro, a PhD argentina em ciências físicas Alicia Durán e o professor inglês da Universidade de Sheffield John M. Parker editaram o livro Welcome To The Glass Age (Bem-vindos à Era do Vidro). Em 13 capítulos, a obra reúne textos de diversos autores, abordando aspectos variados da aplicação de nosso material hoje em dia, incluindo seu uso na medicina (como na versão bioativa usada em reconstruções ósseas); nas comunicações (cabos de fibra de vidro nos quais trafegam dados da Internet); na energia elétrica (painéis fotovoltaicos) etc. Além disso, mostra em detalhes o que faz dele um elemento sustentável ideal para o mundo contemporâneo.

A arquiteta mexicana Sol Camacho, palestrante do Simpovidro 2019, participa da publicação, escrevendo sobre a presença do vidro na arquitetura. E tem até brasileira no livro! A engenheira Ana Cândida Martins Rodrigues, coordenadora do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (Certev), comenta a importância de se ensinar, e estudar, as propriedades do material.

 

A presente seção, “Ano Internacional do Vidro”, celebrando a trajetória de nosso material e sua importância para a história humana, é uma contribuição de O Vidroplano ao Ano Internacional do Vidro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2022.

Este texto foi originalmente publicado na edição 596 (agosto de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

Crédito da foto de abertura: Reprodução



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters