Tabela Que Vidro Usar

Futuro em três dimensões

Impressão 3D está em constante desenvolvimento nos últimos anos
Ano Internacional do Vidroreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Futuro em três dimensões

A impressão 3D é uma tecnologia que mais parece vinda de um futuro longínquo. Ela permite reproduzir objetos em três dimensões: o item a ser fabricado é desenhado em um software e convertido para um formato compatível com um tipo específico de impressora, que vai usar matérias-primas diversas (plástico, metal, concreto e até mesmo tecido vivo, entre outras) para transformar aquele desenho em realidade. É possível imprimir diversas coisas: de peças de máquinas a objetos de decoração, passando ainda por joias, órgãos e alimentos.

Esse conceito está em constante desenvolvimento nos últimos anos – e nosso material também entrou na brincadeira. Na mostra Glass Technology Live, durante a feira alemã Glasstec, em setembro, duas soluções envolvendo vidro puderam ser vistas. Uma delas foi no sistema modular de perfis Jansen Viss³, desenvolvido pela empresa Jansen, com participação da Universidade de Tecnologia de Delft, dos Países Baixos: a parte interna dos perfis, dedicada à vedação e drenagem do sistema, é feita a partir de impressão 3D.

Mas é possível também usar o vidro como matéria-prima? A AMglass +, da Alemanha, diz que sim. A ideia da empresa é usar fibra de vidro derretida para imprimir pontos de suporte para ferragens, a serem laminados em aplicações estruturais.

Outra empresa alemã, a Glassomer, também investe na pesquisa para imprimir objetos envidraçados diversos, como potes e utensílios, usando pó de vidro e polímeros. O objetivo do processo é garantir novos designs e formatos para itens envidraçados, indo além do que tecnologias como fusão, lapidação e jateamento permitem atualmente.

Continue a leitura após a publicidade

 

A presente seção, “Ano Internacional do Vidro”, celebrando a trajetória de nosso material e sua importância para a história humana, é uma contribuição de O Vidroplano ao Ano Internacional do Vidro, instituído pela ONU para 2022.

Este texto foi originalmente publicado na edição 599 (novembro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: stockphoto-graf/stock.adobe.com

Leia também:

Adeus, Ano do Vidro!

Adeus, Ano do Vidro!

20/12/2022
Ano Internacional do Vidro
Mais tecnologias do presente (e do futuro)

Mais tecnologias do presente (e do futuro)

25/10/2022
Ano Internacional do Vidro
Como se recicla vidro?

Como se recicla vidro?

27/09/2022
Ano Internacional do Vidro