Vidroplano
Vidroplano

Fachada da Casa Granada permite farta entrada de luz natural

22/04/2021 - 11h53

Assim como o projeto do edifício Borges 3647 (para ler a reportagem, clique aqui), a Casa Granada — localizada em Nova Granada, no Extremo Norte do Estado de São Paulo, a cerca de 500 km da capital — tem no vidro um elemento fundamental para o seu funcionamento. Desenvolvida pelo arquiteto Homã Alvico, do Estúdio HAA!, a residência mistura os conceitos do escritório paulistano com as preferências do cliente. E, para ambos, nosso material mostrou-se imprescindível.

 

vidro-em-obra7

 

Ficha técnica
Autor do projeto: Estúdio HAA!
Local: Nova Granada, SP
Conclusão: 2017
Área da obra: 285 m²

Diálogo entre espaços
O terreno em que a obra foi erguida não era totalmente plano, fruto do loteamento daquele espaço tempos atrás. Para trazer movimento à construção, o desnível original do solo acabou transferido para a cobertura – a estrutura tem um leve formato de “V”.

Indicada para a edição 2019 do prêmio Building Of The Year, promovido pelo Archdaily, o maior portal de arquitetura do mundo, na categoria residências, a Casa Granada foi pensada para oferecer comunicação franca e generosa com a área externa, além de garantir iluminação e ventilação naturais abundantes – o que faz a construção ser sustentável, pois ajuda a diminuir o uso de ar-condicionado, por exemplo.

 

vidro-em-obra8

 

Ao mesmo tempo, os futuros moradores pediram um pé-direito duplo na área social e uma grande varanda com vista para a zona rural da cidade. A escolha para transformar tudo isso em realidade só poderia ser uma: vidro. Temperados translúcidos 8 mm foram aplicados em diversos fechamentos dos três blocos que formam o projeto.

Dentro é fora
Com estrutura de concreto armado, o primeiro deles contém cozinha, sala de televisão e lavabo no térreo. Acima estão dormitórios, área de banho social, escritório e varanda. A fachada frontal de vidro desse bloco recebeu brises de alumínio pintados na cor preta, com o objetivo de filtrar a entrada da luz nesses locais.

O bloco seguinte, abrigando as salas de estar e jantar, liga-se ao jardim lateral graças a uma fachada lateral envidraçada, com estrutura metálica, sem qualquer obstrução. Assim, a iluminação natural ali é a máxima possível. Segundo o Estúdio HAA!, a ideia era tornar mais sutil o limite entre o interno e o externo. Com isso, os usuários poderiam “jantar no jardim”, mesmo estando dentro de casa.

O último bloco é a suíte principal, no térreo, que também conta com integração à área exterior. Por fim, existe ainda uma edícula, na frente da piscina, que comporta área de serviço, banheiro e churrasqueira. Mais um exemplo da modernidade trazida pelo vidro à construção civil, a Casa Granada revela as tendências que residências de alto padrão já seguem: ter nosso material como elemento funcional.

 

vidro-em-obra9

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 580 (abril de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters