Vidroplano
Vidroplano

Vidros trazem modernidade para o Edifício Borges 3647

22/04/2021 - 12h12

Se as tendências da arquitetura pós-pandemia, como O Vidroplano já mostrou em reportagens recentes, incluem a interação entre ambientes internos e externos, a maior presença de luz natural e o fim da sensação de confinamento, então o Borges 3647 pode ser considerado um prédio residencial do futuro. Os painéis de vidro laminado usados nos fechamentos dos apartamentos se aliam às grandes sacadas abertas para trazer as belezas do Rio de Janeiro para dentro de casa.

 

vidro-em-obra

 

Ficha técnica
Autor do projeto: Cité Arquitetura
Local: Rio de Janeiro
Conclusão: 2020

Bossa carioca
Erguido em um terreno de 420 m² à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas (Zona Sul), o edifício de sete andares tem o próprio endereço no nome: está localizado na Avenida Borges de Medeiros, nº 3.647. Uma das premissas da obra é a valorização da paisagem da capital fluminense. Afinal, de sua posição privilegiada, é possível ver toda a lagoa e o Corcovado, onde está o Cristo Redentor.

 

vidro-em-obra2

 

O design da construção é marcado pelas linhas horizontais e verticais que percorrem as duas fachadas – elas estão presentes nas sacadas, nas ferragens dos guarda-corpos e até na iluminação de cada andar. Segundo a Cité Arquitetura, o conceito se inspira nas ideias do artista plástico e escultor Waltércio Caldas, para quem um objeto nasce a partir do primeiro desenho de suas formas no papel.

Cidade Maravilhosa em casa
Para garantir que a beleza natural do Rio de Janeiro faça parte do dia a dia dos moradores, todos os apartamentos ganharam fechamentos envidraçados – a B&G Arquitetura Consultiva é a responsável por especificar os caixilhos. Esquadrias de alumínio, com pintura eletrostática, da Olgacolor, sustentam laminados incolores 14 mm, processados pelo Grupo Paris. As janelas também receberam laminados, mas nas espessuras de 8 e 10 mm.

 

vidro-em-obra3

 

Nosso material também está nas sacadas, garantindo a segurança das pessoas: os guarda-corpos são de laminados de temperados autoportantes, com película estrutural SentryGlas, instalados em perfis de alumínio com fixação invisível e pintura em padrão amadeirado.

Com a tecnologia vidreira disponível no Brasil, edifícios como o Borges 3647 serão cada vez mais vistos em nosso país, muito em parte pela possibilidade de se usar nosso material, um elemento que pode deixar a vida dos usuários muito melhor.

 

vidro-em-obra4

 

Especificação técnica
Vidro da porta de correr dos dormitórios e sala de estar: laminados incolores 14 mm
Vidro das janelas: laminados incolores 8 e 10 mm
Vidro dos guarda-corpos das sacadas: laminados de temperados autoportantes, com película estrutural SentryGlas, da Kuraray
Processadora: Grupo Paris

 

vidro-em-obra5

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 580 (abril de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters