Vidroplano
Vidroplano


Vivix busca se consolidar como Indústria 4.0

25/04/2019 - 11h13

Em abril, a Vivix completou cinco anos de existência. Além de celebrar a ocasião, os executivos da usina de base continuam em uma busca incessante para ela se consolidar como uma indústria 4.0: para isso, estão investindo fortemente em automação e tecnologia da informação em todos os seus processos de produção.

Segundo a Vivix, os níveis de automação e sensoriamento do processo fabril já alcançam 90%. Para garantir o controle ao longo de todo processo, a usina conta com prognósticos gerados a partir de mecanismos de aprendizagem de máquina e inteligência artificial que utilizam uma base de dados de variáveis de processos coletadas desde 2014, tendo como principal objetivo aumentar o rendimento da fábrica. “As plataformas inteligentes fazem com que a indústria ganhe mais eficiência, velocidade, produtividade e segurança em todas as etapas de produção e nos aproxima do conceito de Empresa Inteligente”, informa Paulo Drummond, presidente da companhia.

Ainda para este ano, a Vivix lançará um sistema de monitoramento de cavaletes (embalagens), visando identificar a sua localização e obter um breve retorno do equipamento. Além dessa iniciativa, a empresa utilizará, também, as plataformas inteligentes para uma melhor gestão orçamentária e para suportar a área comercial com informações para uma melhor composição do mix por cliente.

Outro projeto em estudo é o Digital Twin, que será uma fábrica virtual com previsão de entrar em funcionamento em 2020, visando a realização de simulações prévias dos processos antes da produção real.

Parte deste texto foi originalmente publicado na edição 556 (abril de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters