Vidroplano
Vidroplano

À espera de um ano melhor

18/12/2023 - 12h23

rafaelribeiro-dez2023Dezembro chegou e, com ele, a hora de fazer uma reflexão sobre 2023. Foi certamente um ano repleto de desafios, sob diversos aspectos. Em nível pessoal, assumi, em junho, a presidência da Abravidro após alguns anos compondo a diretoria da entidade, a mais representativa de nosso setor. Como empresário, me mantive resiliente, assim como muitos dos meus colegas processadores, num período de demanda retraída e consequente aumento das práticas de descaminhos.

Após meses de resultados ruins, o Termômetro Abravidro referente ao mês de novembro mostra um aumento de 10% nas vendas faturadas do período. O resultado é bom, mas apenas um reflexo dos pedidos de final de ano. Esperamos que as projeções de crescimento, ainda que tímidas, se concretizem em 2024 e que representem a retomada de bons ventos para o segmento de vidros planos.

Outro dado que temos acompanhado de perto é o volume de vidros importados entrando no País. Novembro registrou um pico relevante, com 35 mil t de vidros planos – entre float incolor e colorido, texturizado, espelhos, laminados e temperados etc. Chamam a atenção o volume de float incolor (21 mil t) e o de laminados, concorrendo com a produção doméstica desse que foi o único processado a registrar crescimento no volume de produção em 2022, segundo o Panorama Abravidro.

Foi um ano intenso. A Abravidro segue desenvolvendo suas ações diárias em prol do desenvolvimento do segmento: especialização técnica para qualificação de mão de obra para as processadoras; revisão e atualização das principais normas técnicas do setor; defesa de interesses da cadeia de processamento em iniciativas locais e nacionais; lançamento do Educavidro, a plataforma de educação a distância para levar conhecimento sobre o nosso material para diversos públicos em todo o País. Isso é apenas uma pequena amostra do que fizemos em 2023.

Além disso, a Abravidro tem dois grupos de trabalho em atividade. O Grupo de Trabalho Concorrencial (GTC) atua há mais de um ano para identificar e combater descaminhos e contribuir para o equilíbrio do mercado. Já o Grupo de Trabalho Tributário (GTT) é mais recente e vem avançando nos estudos em busca de uma solução tributária que permita a equalização de condições entre as empresas vidreiras, visando a um ambiente de negócios mais justo. O modelo dos GTs vem se mostrando muito produtivo e deve gerar bons resultados para a cadeia.

Em 2024, tenha certeza: estaremos aqui, trabalhando ativamente pelo crescimento do mercado vidreiro nacional. Conte conosco! Além desse compromisso, deixo aqui meus votos de boas festas e um ano novo de muitos negócios e prosperidade para todos nós!

Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 612 (dezembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Marcos Santos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters