Vidroplano
Vidroplano

Esperança em alta

24/01/2024 - 18h33

rafaelribeiro-jan2024Um ano com expectativas novas e problemas já conhecidos. 2024 começou num ritmo que parece um pouco melhor que aquele visto em outros janeiros, mas ainda longe de uma demanda aquecida como a que esperamos para nos levar a trilhar novamente o caminho do crescimento.

Os setores consumidores do nosso material preveem resultados positivos para este ano, com diferentes níveis de otimismo. As projeções das entidades setoriais para a indústria em 2024 são conservadoras, apesar de o ano passado ter surpreendido positivamente, com resultados melhores que os esperados para o PIB e outros indicadores econômicos.

As usinas domésticas estão trabalhando com produção reduzida, como no ano passado. Os dados de comércio exterior mostram que 2023 registrou um aumento relevante na importação de vidros planos para o nosso país, ao passo que a exportação da produção nacional caiu no mesmo período. Está sobrando vidro no mundo, devido ao desaquecimento global da economia, o que, em parte, justifica a entrada de mais vidros importados no Brasil. A redução das exportações deve-se em grande parte à inauguração, em outubro de 2022, da segunda planta de float da Vasa, na Argentina, país que era o destino de volume significativo da produção brasileira.

E se a equação entre oferta e demanda segue sendo ajustada, a informalidade continua liderando a lista de problemas do setor vidreiro nacional, sacrificando a competitividade das empresas e trazendo grandes preocupações a quem atua com seriedade em nosso mercado.

Como de hábito, neste mês de janeiro, a Abravidro inicia a coleta de respostas para o Panorama Abravidro, o mais completo estudo econômico do nosso setor. Publicado há treze anos, o documento é um importante instrumento de avaliação do mercado, reunindo os principais indicadores de performance do setor vidreiro nacional. Deixo aqui o meu convite aos colegas processadores que tomem parte da pesquisa respondendo ao questionário. Os dados individuais da empresa são confidenciais e o resultado publicado é de grande valia para toda a nossa cadeia. Participe!

Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 613 (janeiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto: Marcos Santos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters