Vidroplano
Vidroplano

Espiral negativa

01/08/2023 - 16h56

rafael_jul2023Queda na demanda, excesso de oferta, aumento da informalidade e dos descaminhos. Assim podemos resumir o mercado vidreiro em 2023 até o momento. Os dados do Termômetro Abravidro referentes a junho não deixam dúvidas de que estamos num momento desfavorável — e que já dura meses.

Essa espiral negativa tem atingido não só os processadores que atendem a construção civil, mas também aqueles que trabalham com linha branca e refrigeração industrial e as indústrias automotiva e moveleira.

O programa de estímulo ao consumo lançado pelo governo federal recentemente não foi suficiente para aquecer as vendas e diversas montadoras de veículos em atuação no País anunciaram paralisação nas atividades de algumas plantas. O governo agora está desenhando um programa de incentivo à compra de itens da linha branca que, esperamos, tenha resultado mais positivo para o setor vidreiro.

A sensível melhora nos números gerais da economia parece estar criando um ambiente de negócios mais positivo, o que, juntamente com os baixos números de inflação, auxilia na pressão pela queda dos juros. Porém, depois de um semestre tão negativo, tem sido difícil fazer previsões otimistas para o restante do ano.

Mas para além do desempenho financeiro do nosso setor, que tem preocupado a todos, o aumento da informalidade e dos descaminhos tem sido fator de grande inquietação. Muitos são os relatos de casos que acentuam ainda mais os desequilíbrios na competição do mercado.

A Abravidro, por meio de seu Grupo de Trabalho Concorrencial (GTC) — em atividade desde setembro passado —, tem se dedicado a mapear essas práticas e alertar os atores envolvidos, buscando um mercado mais ético e saudável para todos nós. O grupo já se reuniu com as usinas de base e vem trabalhando para tentar coibir — ou pelo menos dificultar — operações de descaminho que tanto prejudicam o nosso segmento.

E o mês segue repleto de atividades na Abravidro, com abertura dos trabalhos de atualização parcial da ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, reunião da diretoria-executiva e outros projetos que em breve serão colocados no ar. No que depender de nós, o trabalho segue sendo realizado para que pelo menos o restante do ano seja melhor!

Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 607 (julho de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Marcos Santos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters