Vidroplano
Vidroplano

Expectativas em alta

22/07/2021 - 11h03

Passamos ao segundo semestre de 2021 e algumas incertezas permanecem. Enquanto a vacinação contra a Covid-19 vem acelerando o ritmo, com maior disponibilidade de unidades e mais faixas etárias imunizadas, a economia segue instável e o mercado vidreiro vive uma retração na demanda pelo nosso material. A isso, soma-se a preocupação com eventuais impactos da crise hídrica. Esta vem encarecendo a conta de luz e pode reduzir a disponibilidade ou encarecer a energia consumida pela indústria num momento em que precisamos manter o ritmo e não retroceder.

Ainda assim, o início do segundo semestre gera expectativas. O período costuma ser de maior demanda. No ano passado registrou-se um excelente resultado para o setor vidreiro e para as atividades ligadas à construção civil, de modo geral. As condições naquele momento eram outras, com muito desse resultado sendo atribuído ao auxílio emergencial e consumo para pequenas obras. Mas agora o cenário de normalização das atividades econômicas parece uma realidade possível no que tange à imunização total da população adulta. No entanto, as novas cepas, bem como a instabilidade política permanente em que estamos inseridos, deixam a preocupação no ar.

O preço de comercialização dos vidros processados tem registrado queda em diversos Estados, o que preocupa, visto que nossos custos não têm diminuído — muito pelo contrário — e a demanda segue retraída. Esse é mais um daqueles momentos em que precisamos estar atentos e firmes e não adotar estratégias que possam colocar em risco a sustentabilidade dos nossos negócios.

Expectativas em alta também nas discussões técnicas de revisão das normas dos vidros temperado e laminado, as quais devem seguir durante todo o semestre. O objetivo dos trabalhos é atualizar os documentos, tendo como base as normas internacionais para esses produtos. As reuniões são virtuais e a participação de todos os elos da cadeia vidreira é muito bem-vinda. Ainda no que que diz respeito ao processamento de vidros, a Abravidro retomou, no final de junho, de forma presencial, o PPCPE, único curso de PCP desenvolvido exclusivamente para o nosso mercado. A demanda foi tanta que já temos outra turma marcada para agosto. A qualificação técnica é sempre um excelente caminho para a diferenciação no mercado.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 583 (julho de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters