Vidroplano
Vidroplano

Expectativas em alta para o último trimestre

16/10/2019 - 13h58

Estamos nos aproximando do final do ano e nada mais natural do que fazer um balanço dos meses já transcorridos. Dados da edição mais recente de nosso Panorama Abravidro mostram que após quatro anos em queda, 2018 registrou uma recuperação tanto na produção quanto no faturamento de vidros processados.

Com o novo governo assumindo, as expectativas para 2019 eram de retomada da economia e do crescimento. No entanto, não foi isso que encontramos. No último quadrimestre, a construção civil começa a mostrar uma retomada, ainda que lenta e concentrada em alguns mercados. Além disso, sabemos que, entre o início dessa reação e o real aumento na demanda por vidro, há um intervalo significativo.

Com a demanda fraca e um forno a mais de float entrando em operação nesse cenário, este ano tem sido marcado pela queda do valor da matéria-prima — fruto também da guerra de preços entre as usinas e queda no preço do vidro processado. O reajuste do float anunciado no mês passado tem tido aplicação seletiva, o que não contribui para o ambiente de negócios, já bastante deteriorado em razão de problemas diversos como a informalidade e tantos outros.

Mas se o ano tem sido difícil, o último trimestre promete ser melhor. Neste mês de outubro, chegamos à marca de 200 associados à Abravidro. Mais que um número redondo, é um sinal de nossa responsabilidade e da confiança do mercado em nosso trabalho incansável pelo desenvolvimento do setor vidreiro nacional. Em novembro, teremos a 14º edição do Simpovidro, encontro que já superou a meta de 650 inscritos. Será mais uma oportunidade de conversarmos, trocarmos impressões sobre o mercado e traçarmos cenários, ouvir colegas de outros Estados e também de outros segmentos que não apenas do de processamento. Além disso, é também nessa reta final do ano que costumamos ter picos de demanda em nossas empresas.

A expectativa é boa. Espero que não nos frustremos mais uma vez.

editorialJosé Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 562 (outubro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters