Vidroplano
Vidroplano

Exposição Janelas Casa Cor é realizada em 11 cidades pelo Brasil

15/12/2020 - 10h32

A tradicional mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo Casa Cor lançou a Janelas Casa Cor, versão adaptada para a época de distanciamento social em que vivemos. Presente em 11 cidades brasileiras de outubro a dezembro, a exposição gratuita utilizou contêineres com vitrines de vidro. Dentro deles, profissionais desses setores imaginaram as tendências que serão encontradas em residências no pós-pandemia, como integração entre espaços e ambientes mistos. Usinas vidreiras forneceram nosso material para as edições montadas em São Paulo e Recife. Veja mais detalhes a seguir.

 

JANELAS CASA COR SP
Laminados incolores da AGC, instalados pela Casa Mansur, foram aplicados em 24 ambientes, espalhados pela região central e bairros da cidade de São Paulo, de forma a garantir a transparência necessária para os visitantes enxergarem os interiores. No site janelascasacor.com.br, é possível fazer tours 3D em cada espaço, assim como interagir com os mobiliários usados e conferir fornecedores.

Simplicidade, de Brunete Fraccaroli
A arquiteta, conhecida por utilizar bastante vidro em seus projetos, construiu um living integrado à cozinha. A principal marca era a assepsia – por isso mesmo, o branco domina os móveis e paredes, para deixar clara a facilidade de se limpar o ambiente. Outras cores estavam presentes nas plantas, como forma de lembrar a necessidade de contato com a natureza durante a quarentena.

janelas-casa-cor2

 

Banquete da Terra, de Denise Milan
Desenvolvido como se fosse uma caverna, o Banquete da Terra foi pensado para servir como um local íntimo para receber amigos e familiares – segundo a artista Denise Milan, uma reflexão sobre a sobrevivência e existência. Além da vitrine, a grande mesa também é envidraçada, e espelhos Mirox Premium Prata 6 mm, em diferentes tamanhos, enfeitam a parede.

 

janelas-casa-cor3

Banho de Luz – Espaço Deca, de Sig Bergamin
Uma área de banho que inclui local de massagem e vestiário, semelhante à de um clube com piscina. Para firmar essa ideia, Sig Bergamin usou painéis de vidros coloridos para dar vida a esse espaço de lazer: a luz do Sol reflete neles e nos espelhos que revestem a parede ao fundo, espalhando cores pelo piso e móveis. Há também uma banheira, construída com vidro extra clear 10 mm.

 

JANELAS CASA COR PE
Vidros da Vivix marcaram presença em 13 ambientes da edição pernambucana da mostra. Realizada no Recife, contou também com um ambiente montado no município de Caruaru. Também é possível fazer o tour 3D acessando janelascasacor.com.br.

 

janelas-casa-cor4Studio Vivix, de Nejaim Azevedo Arquitetos
As arquitetas Márcia Nejaim e Suzana Azevedo escolheram uma paleta de cores neutra, com tons de cinza e amadeirados, para essa instalação multifuncional que pode ser utilizada tanto para atividades de trabalho como para cozinhar e descansar. Localizado no Marco Zero do Recife, um dos mais belos cartões-postais da cidade, o Studio Vivix recebeu bastante vidro: de proteção solar (da linha Performa Bronze) no fechamento da vitrine; espelhos da linha Spelia; e revestimentos com pintados, da linha Decora, nas cores preta e nude.

 

janelas-casa-cor5Gazebo do Reencontro, de Dubeux Vasconcelos Arquitetura
Assinado pelos arquitetos Luiz Dubeux e João Vasconcelos e instalado no Shopping Recife, o espaço foi pensado para receber reuniões familiares e de amigos em uma cozinha acolhedora. O uso de espelhos nas duas extremidades ajuda a alongar o ambiente, fazendo-o parecer maior do que é realmente, além de permitir que as pessoas se enxerguem e se sintam parte do lugar.

 

 

janelas-casa-cor6Um bairro inteiro como exposição
A mostra Casas Conceito, realizada na Bahia Marina, em Salvador, ganhou uma versão totalmente online, a Casas Conceito Virtual Experience. Organizada pela empreendedora Andrea Velame e pelo Estúdio de Arquitetura Marcus Barbosa, é formada por 33 ambientes totalmente digitais, entre apartamentos e residências, formando um bairro fictício na capital baiana – porém, todos foram projetados para conter soluções possíveis de serem aplicadas no mundo real. Para visitar a versão digital, basta cadastrar-se gratuitamente no site www.mostracasasconceito.com.br – a exposição ficará no ar até 31 de dezembro.

As irmãs arquitetas Ana Paula e Ana Cláudia Nonato, do Dois A Arquitetura, criaram o espaço Música Congelada, uma homenagem à indústria musical brasileira e aos artistas que a construíram ao longo das décadas. Para a fachada com vista para o mar, foi escolhido o vidro de controle solar Vivix Performa, visando a garantir o conforto térmico interno. Espelhos também fazem parte do ambiente.

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 576 (dezembro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters