Vidroplano
Vidroplano

Fachada do Passeio Paulista ganha vidros de controle solar

26/01/2024 - 11h52

São Paulo ganhou mais um espigão que tem tudo para se tornar ícone local das fachadas envidraçadas. Localizado na tradicional Rua da Consolação, o Passeio Paulista ganhou vidros de controle solar. A tecnologia vidreira já se provou fundamental para a melhora do bem-estar dos usuários de edificações como essa – e, obviamente, um projeto do escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos não deixaria de aplicar peças de nosso material cheias de tecnologia e valor agregado.

Vida e negócios
De uso misto, o prédio tem como autores a equipe de arquitetos composta por Roberto Aflalo Filho, Luiz Felipe Aflalo Herman, José Luiz Lemos e Grazzieli Gomes Rocha. Inclusive, a obra recém-inaugurada (ficou pronta em novembro) já foi reconhecida no segmento da construção: o GRI Awards a premiou na categoria Projeto Corporativo. A honraria é concedida pelo GRI Club, organização que conecta executivos sêniores dos mercados imobiliário e de infraestrutura.

Segundo Aflalo/Gasperini, o projeto, com mais de 70 mil m² construídos, foca nas chamadas diretrizes “Triple A” para edificações, as quais promovem qualidade de vida, sustentabilidade e bem-estar. As soluções adotadas têm o objetivo de potencializar a vida urbana. Por isso, o Passeio Paulista é separado em seções. A parte corporativa se divide em uma torre de 21 andares, com 3 pavimentos em cada um deles. Um átrio central permitiu a criação de uma praça verde no piso térreo, pelo qual circulam moradores e usuários do comércio local – essa ideia, bem próxima do conceito de fachada ativa, proporciona maior segurança a quem anda por ali, pois sempre terá gente indo e vindo, além de maior incidência de luz. O topo desse volume também foi aproveitado como espaço de convivência, contendo um jardim com vistas para a cidade.

 

Foto: Daniel Ducci

 

Temperatura na medida
Um dos elementos-chave para o visual imponente do prédio, e que contribui de maneira essencial para sua eficiência energética, é a fachada de 26 mil m², composta de peças de SunGuard AG43, da Guardian, processadas pela GlassecViracon. As pérgolas e caixilhos metálicos nos quais as peças estão instaladas marcam a identidade do projeto, trazendo linhas horizontais fluidas à estrutura.

A Crescêncio Engenharia atuou como consultora para a caixilharia de alumínio do projeto. “O maior desafio dessa obra foram os vidros de grande dimensão e toda a logística envolvida na instalação dos módulos de fachada unitizada”, conta o engenheiro Crescêncio Petrucci, sócio-fundador da empresa. “Foram utilizados laminados e insulados nas faces mais expostas à insolação, com a dificuldade extra de garantir a homogeneidade de cor das peças.”

 

Foto: Daniel Ducci

 

Ficha técnica
Projeto: Passeio Paulista
Local: São Paulo
Conclusão da obra: novembro de 2023
Arquitetura: Aflalo/Gasperini Arquitetos

Este texto foi originalmente publicado na edição 613 (janeiro de 2024) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Fotos: Daniel Ducci



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters