Vidroplano
Vidroplano

A falta de resposta é também uma resposta

26/10/2023 - 11h40

rafaelribeiro-out2023Dezembro se aproxima e já não há dúvidas: 2023 não deixará saudades. Um ano difícil para a cadeia vidreira, com resultados abaixo do esperado nas análises de começo de ano — as quais já eram conservadoras devido ao momento político de troca de governo. A última edição do Termômetro Abravidro aponta para estabilidade nas vendas faturadas em setembro em relação a agosto. Com isso, a expectativa de que o segundo semestre trouxesse novo fôlego vai ficando para trás. Ainda falando em números, setembro registrou também uma pequena baixa no volume de importações, embora a média do ano continue alta.

Em períodos assim, além de lidar com os resultados ruins, queda de rentabilidade das nossas empresas e outros problemas, temos de conviver diariamente com os desafios da informalidade e seus impactos para quem trabalha de forma séria.

Há meses venho falando neste espaço sobre esse tema. O Grupo de Trabalho Concorrencial (GTC) da Abravidro, em atuação há mais de um ano, identificou o modus operandi dos descaminhos na busca por acabar com as janelas de oportunidade para quem atua de maneira desleal.

A Abravidro já formalizou denúncias a duas usinas de base sobre casos bem fundamentados, mas as respostas e ações não têm ocorrido na velocidade necessária para combater as práticas que tanto prejudicam o nosso setor. A falta de resposta e a inação trazem grande preocupação. Em um mercado concentrado como o nosso, a capacidade de solução dos problemas muitas vezes está nas mãos das empresas, de quando em quando até de forma mais eficaz que no contato com autoridades públicas, que costuma ter resultados lentos. Porém, é preciso haver interesse em resolver — e não é isso que temos visto da parte dos nossos interlocutores. Se não caminharmos juntos, vai ser cada vez mais difícil vencer essa batalha.

Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 610 (outubro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Marcos Santos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters