Vidroplano
Vidroplano

Fim de ano diferente

25/10/2022 - 14h18

domingos-out2022Entramos na reta final de 2022 e a sensação é que este fim de ano está diferente. O último trimestre, geralmente mais aquecido, caminha a passos lentos e a demanda continua aquém do que nos acostumamos a ver no mesmo período em outros anos. O processo eleitoral inacabado contribui para o clima de incerteza. Dados do nosso Termômetro Abravidro referentes ao mês de setembro mostram que o resultado acumulado de 2022 é negativo, com as vendas em queda. Aliás, reforço aqui o convite para os processadores participarem mensalmente da nossa pesquisa, que já ultrapassou a marca dos cem respondentes nas duas últimas edições.

Ao consumo em baixa, soma-se o excedente de vidro, antes destinado à Argentina, mas que precisa de outro rumo, visto que o país vizinho agora conta com um segundo forno, inaugurado recentemente. Em momentos assim, é preciso redobrar a atenção aos movimentos do mercado, pois sobra de vidro tende a gerar problemas para toda a cadeia.

Porém, há uma certeza no momento – e essa eu posso afirmar: a 15ª edição do Simpovidro será um sucesso! Estamos a pouco menos de um mês do evento e a contagem regressiva já começou. Passamos dos 600 inscritos, e mais de 130 empresas estarão conosco no maior encontro do mercado vidreiro nacional. Se você ainda não garantiu o seu lugar, corra, pois as vagas estão acabando!

E por falar em sucesso, a Abravidro encerrou neste mês a agenda de 2022 para o PPCPE, nosso módulo de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques. Ao todo, foram mais de 70 alunos e 41 empresas treinados este ano apenas nesse curso, parte do portfólio da Especialização Técnica Abravidro. Qualificar a mão de obra de nossas empresas faz parte de nosso DNA, e a crescente demanda por esse serviço mostra que o segmento tem investido em seus funcionários e buscado mais produtividade, o que é sempre um ótimo sinal! O calendário de 2023 para o PPCPE, aliás, está aberto. Já pensou em como podemos ajudar a sua empresa a melhorar seus resultados?

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 598 (outubro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters