Vidroplano
Vidroplano

GlassBuild America completa 20 anos

01/12/2023 - 11h47

De 31 outubro a 2 de novembro, o pavilhão de exposições Georgia World Congress Center, na cidade de Atlanta, recebeu a 20ª edição da GlassBuild America (GBA), principal feira de nosso segmento nos Estados Unidos, que reúne também profissionais do Canadá. A mostra comemorou seus vinte anos de existência contando com 481 empresas expositoras de todo o mundo e mais de 8.700 visitantes.

Além de comemorar as duas décadas da tradicional mostra, o evento foi especial por conta da celebração de 75 anos da National Glass Association (NGA), a maior associação vidreira estadunidense e organizadora da feira. “Ao longo de vinte anos, a GBA se tornou o ponto de encontro para as indústrias do vidro e de esquadrias encontrar produtos, fazer parcerias com novos e antigos colegas, além de ganhar visibilidade para seus negócios”, comenta Nicole Harris, presidente e CEO da NGA.

A seguir, confira o que algumas empresas internacionais com atuação no Brasil mostraram em seus estandes.

 

glassbuild-adeliolattuada

 

A italiana Adelio Lattuada apresentou duas soluções de lapidadoras em seu espaço na feira. A retilínea TLR 11 PC, para onze rebolos, é equipada com o sistema A-WR, responsável por fazer a pré-configuração de uso das ferramentas diamantadas e de resina. Já a AL 8M H60, para oito rebolos, é recomendada para produção em larga escala de chapas de vidro com espessura média.

 

glassbuild-bavelloni

 

A lapidadora VE 500 V10, da Bavelloni, comporta dez rebolos para fazer chanfros em ângulos de até 45 graus em peças com espessura de 3 a 51 mm – por isso mesmo, o equipamento foi desenvolvido especialmente para chapas pesadas, operando em ótima velocidade. Outro destaque, a mesa de corte REV 372 SR é equipada com removedor de camada low-e.

 

glassbuild-biesse

 

O grupo italiano Biesse fez demonstrações do Master One, CNC da marca Intermac disponível nas versões com três ou quatro eixos, indicado para furação, recorte e lapidação com polimento, além de ter capacidade de fazer inscrições na superfície das peças. A mesa de corte Genius RS-A, própria para float, é compacta, ocupando pouco espaço para desenvolver seu trabalho em peças de 3 a 19 mm. Vale citar também a Francesca FC, furadeira CNC da marca Forvet.

 

glassbuild-bottero

 

Assim como na feira italiana Vitrum no começo de setembro, a Bottero montou um estande institucional na GBA. Por meio de vídeos e catálogos, apresentou ao mercado norte-americano seus maquinários para processamento, incluindo as mesas de corte para laminado 548 LAM e 520 LAM; mesa de corte para monolítico 363 BCS (com cabeçote para vidros low-e); CNC Pratica Plus; e lapidadora copo 111 FX.

 

glassbuild-bovone

 

O sistema robótico de movimentação de vidros criado pela Bovone, o Bovone Robotic Systems (BRS), pode ser utilizado em lapidadoras individuais ou integrado a linhas automáticas. Além disso, também está disponível como ilhas customizadas para lapidação, contendo duas lapidadoras e dois robôs, de forma a oferecer maior desempenho e produtividade às empresas.

 

glassbuild-fenzi

 

Insumos para insulados puderam ser vistos no espaço do grupo italiano Fenzi, incluindo seu produto mais popular nos EUA e Canadá, o selante hotmelt Hotver A+, ideal para fechamentos de alto desempenho em eficiência energética. Os espaçadores warm edge, das marcas Alu Pro e Rolltech, também estavam expostos, assim como as impressoras digitais da marca Tecglass.

 

glassbuild-forel

 

A Forel apresentou ao público suas tecnologias em maquinários para a produção de insulados. Entre os destaques estavam o aplicador de perfis termoplásticos, que reduz a altura da extrusão para 5,3 mm (ao invés dos tradicionais 7 mm), resultando em economia significativa no uso das matérias-primas; a linha automática HighSpeed IGU, com aplicador de espaçador flexível; e a linha para insulados triplos.

 

glassbuild-glaston

 

A finlandesa Glaston levou para a mostra as linhas FC e RC de fornos de têmpera, conhecidas pela eficiência no processamento e flexibilidade no trabalho. O forno de laminação ProL também deu as caras – o equipamento garante menor consumo de energia, chegando a até 50% de economia em relação a máquinas semelhantes no mercado.

 

glassbuild-guardian

 

O ClimaGuard 55, vidro de controle solar da Guardian, oferece ótimo coeficiente de ganho térmico em projetos residenciais, o que significa maior eficiência energética nas habitações em que for instalado – o produto, inclusive, atende a chancela norte-americana Energy Star 7.0 sobre esse tema. Com revestimento duplo de prata, mas desempenho de revestimento triplo, garante uma transmissão de luz de 55%.

 

glassbuild-keraglass

 

No estande da Keraglass, o forno de têmpera Vision 900 chamou a atenção dos visitantes. Equipado com uma câmara de pré-aquecimento a convecção, garante a qualidade óptica do vidro com economia no consumo de energia. O maquinário pode temperar vidros de baixa emissividade (low-e) e é indicado para empresas de médio e grande portes.

 

glassbuild-lisec

 

O TPA, sistema da Lisec para a aplicação de espaçadores termoplásticos em vidros insulados, é totalmente automático. O equipamento trabalha de forma fluida, sem perda de produtividade, mesmo com uma sequência de peças de diferentes tamanhos – ou então com espaçadores de diferentes espessuras.

 

glassbuild-macotec

 

O espaço da Macotec teve a mesa de corte Master Shape 3.7 FR como chamariz. Voltada para vidros monolíticos, desbasta vidros low-e e conta com trocador de ferramentas rotativo Click&Cut para rápida seleção do tipo de corte. Seu carregamento é manual, contando com a ajuda de garfos basculantes com pés automáticos de suporte para elevação e descida.

 

glassbuild-prodim

 

Especialista em soluções para medição, a Prodim levou à feira o Proliner Architectural Glass, software com templates de formatos variados para processadores e instaladores de vidro. Utilizado junto do medidor Proliner 8X CS, tem-se um equipamento capaz de tirar medidas em 2D e 3D sem erros, com possibilidade de editar e exportar os arquivos gerados a serem usados nos canteiros de obras.

 

glassbuild-pujol

 

Segundo a espanhola Pujol, seu forno de têmpera mais recente, o Temper Flex, garante a fabricação de chapas com excelente planimetria e sem anisotropia, com baixo custo de produção e pouca necessidade de manutenção. Outro destaque do estande: o interlayer estrutural para laminados AB-AR, feito de EVA, da marca Evalam, usado para aumentar a resistência mecânica das peças, assim como elevar a segurança em caso de quebra.

 

glassbuild-schiattiangelo

 

A lapidadora retilínea FPS-50, da Schiatti Angelo, faz lapidação e polimento em chapas de 3 a 55 mm. Com PLC touchscreen, conta com motor duplo para a velocidade de trabalho dos rebolos (dez no total), além de sistema de ajuste automático dessas ferramentas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 611 (novembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Créditos das fotos: Divulgação



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters