Vidroplano
Vidroplano

Glasstec 2022 discute o presente e o futuro do setor

25/10/2022 - 14h13

De 20 a 23 de setembro, a principal feira vidreira do mundo voltou a ser editada de forma presencial em Düsseldorf, na Alemanha, após um intervalo de quatro anos. A edição 2022 da Glasstec recebeu profissionais vidreiros do mundo, como já é tradição, para discutir o presente e o futuro do segmento por meio de produtos, palestras e tecnologias inovadoras. A Abravidro marcou presença na feira por meio de Iara Bentes, superintendente da entidade e editora da revista O Vidroplano – a cobertura do evento feita por ela trouxe, em tempo real, os destaques da mostra em nosso site e redes sociais. Agora, chegou a hora de conferir um balanço sobre o que de melhor aconteceu na Glasstec 2022.

Números da Glasstec 2022

  • 30 mil visitantes de 119 países
  • 936 empresas expositoras de 47 países (incluindo duas brasileiras)
  • Mais de 75% dos visitantes eram estrangeiros
  • Cerca de 75% dos visitantes eram executivos envolvidos nas decisões das empresas

Comunidade global
Em pleno Ano Internacional do Vidro, a feira continua com seu caráter global: mais de 75% dos visitantes eram de fora da Alemanha, mostrando que o mundo todo viaja para lá a fim de conhecer as novidades que pautarão o mercado pelos próximos anos. “A Glasstec veio no momento certo para orientar a indústria do vidro após as mudanças induzidas pela pandemia e pelo clima econômico difícil”, comenta Erhard Wienkamp, diretor da Messe Düsseldorf, organizadora da mostra. “Como feira presencial, a Glasstec permite a troca profunda de experiência e transferência de conhecimento de forma concentrada e única, além de oferecer uma quantidade incomparável de inovações e soluções.”

Temas-chaves
Cinco assuntos guiaram essa edição da mostra: redução de emissões de poluentes; energias renováveis; uso eficiente de recursos; urbanização com olhar para o futuro; e qualidade de vida proporcionada pelo vidro. Esses temas puderam ser vistos nos lançamentos de produtos, como vidros com baixa pegada de carbono, e na programação de palestras – cada vez mais rica e abordando diferentes tópicos do processamento, fabricação e instalação de nosso material.

Brasileiros na Alemanha
Ao todo, mais de 300 brasileiros viajaram para Düsseldorf. “Estamos muito felizes com a realização da Glasstec de forma presencial. O número de brasileiros foi bem próximo do da última edição. Porém, estamos em tempos mais desafiadores, o que só comprova que a nossa indústria local está se movimentando sempre”, analisa Malu Sevieri, diretora da Emme Brasil, braço nacional da Messe Düsseldorf.

Executivos de algumas das usinas de float nacionais, como Cebrace, Guardian e Vivix, também foram – a Cebrace, inclusive, organizou, em parceria com a Vasa, Lirquen e Vidrio Andino, seu já tradicional jantar para os clientes do grupo da América do Sul presentes por lá, enquanto a Guardian preparou coquetéis de networking em todas as noites da feira. A NürnbergMesse Brasil, organizadora da Glass South America, levou representantes e aproveitou o ambiente de negócios para renovar com expositores para a próxima edição da Glass, a ser realizada em 2024.

Glasstec agora só em 2024 (nos dias 22 a 25 de outubro daquele ano). Mas ainda dá pra aproveitar o que aconteceu na de 2022: as reportagens desta edição trazem os destaques da tradicional mostra de tecnologia Glass Technology Live, que ocorre dentro da feira, e as novidades apresentadas por algumas empresas com atuação no Brasil.

Este texto foi originalmente publicado na edição 598 (outubro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Messe Düsseldorf, Constanze Tillmann



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters