Vidroplano
Vidroplano

Há 30 anos

28/05/2020 - 10h45

domingos2020Em maio de 1990 nascia a Andiv, Associação Nacional de Distribuidores de Vidros e Cristais Planos, que, em 2008, passaria a se chamar Abravidro. Nesses 30 anos de história, muita coisa mudou no mercado brasileiro de vidro. Na cadeia de fornecimento de float, o número de players aumentou consideravelmente e hoje temos 10 fornos ativos no Brasil. Em relação ao elo de processamento e distribuição, nosso negócio cresceu e, embora ainda seja dominado por empresas familiares, temos hoje quase 600 fornos de têmpera distribuídos por todo o País. O crescimento do mercado nesses 30 anos não se deu apenas em número de players, mas também em sua complexidade, maturidade e profissionalização. A gama de produtos ofertados às indústrias da construção civil, automotiva, de linha branca e moveleira também cresceu de forma significativa.

E a Abravidro tem contribuído muito nesse desenvolvimento — que é a razão de ser da entidade — por meio de uma atuação ampla em diversas ações: produção de conteúdo sobre o setor, levando informações para apoiar a tomada de decisão dos empresários; desenvolvimento de normas técnicas — são 36 as vigentes que passaram de nosso setor pelo ABNT/CB-37, sediado na entidade; qualificação de milhares de profissionais em todo o Brasil para trabalhar com excelência em processos essenciais de uma processadora; promoção da certificação do vidro temperado, com oferta de consultoria para apoiar as empresas no processo; defesa dos interesses da indústria, buscando soluções junto às diferentes esferas de governo e promovendo o diálogo com atores da cadeia para atuar sempre de forma responsável e eficiente; e tantas outras ações.

A Abravidro trabalhou, trabalha e trabalhará sempre com foco em desenvolver o setor vidreiro nacional. Passado este difícil período em que estamos vivendo, teremos novos desafios no movimento de retomada da economia. Os nossos associados e todos os profissionais do setor vidreiro podem contar conosco. E se temos uma história de tantos serviços prestados ao mercado, é porque sempre pudemos contar com líderes dispostos a dedicar parte do seu tempo para atuar pelos interesses coletivos e não individuais. Também tiveram papel fundamental as empresas associadas e parceiros que sempre confiaram em nosso trabalho e apoiam nossas iniciativas. E, claro, a nossa equipe, sem a qual não conseguiríamos realizar tanto. Fica aqui um agradecimento a todos.

Que venham os próximos 30 anos!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 569 (maio de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters