Vidroplano
Vidroplano

Hora de arregaçar as mangas!

21/07/2017 - 12h12

O Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) está trabalhando, desde junho, em dois novos projetos: a revisão da norma sobre vidros laminados e a criação do texto a respeito de vidros termoendurecidos. As reuniões já começaram — temos realizado encontros separados para cada atividade no mesmo dia, como forma de aproveitar a presença dos participantes para a elaboração dos textos.

Laminados em revisão
O objetivo da revisão da norma NBR 14697 — Vidro laminado é atualizar o texto e deixá-lo em concordância com a revisão publicada pela Organização Internacional de Normalização (ISO).

Já estamos na terceira reunião para essa atividade. Durante as discussões, diversos pontos modificados na norma internacional estão sendo analisados e outros requisitos podem ser incorporados à NBR 14697. Um ponto muito importante é que esse trabalho servirá como base para a certificação do vidro laminado, tema que será discutido na sequência.

Nova norma para termoendurecidos
O vidro termoendurecido também ganhará uma norma brasileira. Conhecido ainda como semitemperado, esse material passa por um tratamento térmico semelhante ao dos vidros temperados, sendo duas vezes mais resistente que o float.

A elaboração de uma norma para eles, com base na europeia EN 1863, é uma demanda vinda do próprio setor vidreiro nacional. Com ela, será possível determinar, entre outros aspectos, as características do produto, sua forma de processamento e a metodologia de avaliação da sua qualidade.

Após a avaliação do texto base inicial, a comissão irá determinar os pontos que precisam ser revisados e adequados.

CleliaClélia Bassetto, analista de Normalização da Abravidro

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 535 (julho de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters