Vidroplano
Vidroplano

Hora de reencontrar o crescimento

23/01/2019 - 17h23

2019 marca o início de um novo governo, renovando a esperança de retomada do crescimento de nosso setor, tão abalado pela crise que atinge o Brasil desde os idos de 2015. Nesses primeiros dias do ano, temos visto a nova gestão trabalhando para entender a máquina pública e atender os anseios do eleitorado em diversas frentes. A diretoria da Abravidro acredita em bons resultados e vai trabalhar ativamente para isso!

Mas não adianta depositar toda a nossa expectativa nas mãos dos novos governos federal e estaduais. É preciso que cada um de nós faça a sua parte também, como indivíduos e também como empresários. E a Abravidro, por meio de seu variado escopo de atuação, também continuará contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do setor. Os módulos de especialização técnica e PPCPE, por exemplo, são ótimas oportunidades de qualificar ainda mais a mão de obra em busca do tão desejado aumento de produtividade nos negócios. Há também oferta de consultoria para a obtenção da certificação do vidro temperado, um diferencial importante para quem produz esse tipo de vidro. Ainda no tema qualificação, temos cursos online sobre uma variedade de temas, oferecidos exclusivamente aos nossos associados.

E na esteira das nossas atividades, o Simpovidro, mais tradicional encontro dos profissionais do setor, chega, este ano, à sua 14ª edição. Esperamos em breve anunciar novidades sobre o evento!

Além disso, seguiremos acompanhando temas de interesse do nosso mercado e agiremos sempre que necessário para buscar soluções e encaminhamentos para questões sensíveis aos vidreiros.

Um assunto recorrente neste espaço, o combate à informalidade e à sonegação ganhou destaque na primeira quinzena deste mês, em virtude de operação deflagrada pela Receita Federal, resultando na aplicação de multas da ordem de R$ 138 milhões a empresas da Região Sul do País. Nossa expectativa é que a repercussão da referida operação seja eficaz em inibir empresas que adotam práticas ilegais e desleais em nosso segmento. O impacto danoso da informalidade e da chamada criatividade tributária em nosso setor é mais que conhecido e torna nosso ambiente de negócios extremamente desigual.

DomingosJosé Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 553 (janeiro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters