Vidroplano
Vidroplano

Incertezas no caminho

22/11/2021 - 10h50

domingos-nov2021A essa altura do ano passado, o setor vidreiro trabalhava freneticamente para atender a forte demanda pelo nosso material. Em 2021 não dá para reclamar, mas a performance já está diferente. A construção civil segue com ótimo ritmo de lançamentos, especialmente em São Paulo, mas a demanda já vem recuando, por conta da deterioração do cenário econômico, com inflação em alta e redução do poder de compra do consumidor.

Principal demandante de vidro, o setor da construção civil revisou para cima sua previsão de crescimento do PIB 2021. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a previsão é crescer 5%. Se confirmada, será o melhor resultado do setor em 10 anos, embora as atividades estejam de volta aos patamares de 2008. Numa sinalização para o futuro, o índice de confiança do empresário da construção para os próximos seis meses é positiva. Ainda segundo a entidade, a falta ou o alto custo da matéria-prima são os principais pontos de inquietação do setor. No que diz respeito às preocupações, podemos dizer que o mesmo vale para nós, considerando os expressivos aumentos no custo do float registrados este ano.

Enquanto o Papai Noel não vem, seguimos atuando atentos aos movimentos de mercado e aos temas que podem nos causar problemas, como a crise hídrica e seu impacto no custo e disponibilidade de energia elétrica, além de questões relacionadas a outros importantes insumos do nosso mercado. O que esperar de 2022 tem sido a grande pergunta que ouvimos por aí e é uma pergunta difícil de responder.

Outra pergunta que tem sido recorrente é sobre o 15º Simpovidro. Como anunciado em março, o evento será realizado no último trimestre de 2022. Nossa equipe já está trabalhando para que possamos, em breve, anunciar os detalhes ao mercado. O Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros, realizado no mês passado em Foz do Iguaçu, deu uma boa amostra da expectativa da cadeia vidreira por reuniões presenciais. Outro importante ponto de encontro dos vidreiros será a Glass South America, marcada para o final de junho. O ano que vem promete mesmo agenda cheia!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 587 (novembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters