Vidroplano
Vidroplano

Injeção de ânimo. Ou não.

22/07/2022 - 10h09

domingos-jul2022Entramos no segundo semestre do ano ainda no clima positivo da 14ª edição da Glass South America. A feira reuniu 16 mil pessoas, recorde de público do evento, e foi palco de reencontro dos vários elos do setor vidreiro, lançamentos de produtos e serviços e também de muitos negócios, uma verdadeira injeção de ânimo.

Mas nem bem passou a feira e as usinas anunciaram nova rodada de reajustes no preço do float, o segundo em um intervalo de 45 dias. A pressão de custos segue forte para a indústria, com aumentos frequentes nos custos de diversos insumos da cadeia. Isso num momento em que a demanda por nosso material segue retraída, como mostra o Termômetro Abravidro publicado este mês com dados referentes à performance de junho. A queda acumulada no ano até agora é de 30% em relação ao volume de vendas faturadas em m2 em dezembro de 2021. Enquanto isso, a Cebrace segue com o C2 sem produzir, em fase final dos reparos iniciados em março. E o novo forno da Vasa, 2ª planta da fabricante Argentina, cuja inauguração estava prevista para abril, deve começar seu processo de aquecimento apenas em setembro.

Em meio a esse cenário de retração da atividade do setor, a Vivix anunciou, na última semana de junho, a construção de um novo forno, instalação que vai mais do que dobrar sua capacidade produtiva, colocando a empresa na 2ª posição no ranking de fabricantes em atividade no Brasil. As obras estão previstas para começar em dezembro deste ano, com início das operações em 2025. Apesar das projeções negativas para 2022, a empresa estima um crescimento de 5% a 6% para o setor nos próximos anos. A conferir.

Fato é que, cumprindo-se a previsão do início das operações do novo forno pernambucano em 2025, o Brasil vai somar quatro novas plantas num intervalo de onze anos, a partir de 2014 – uma média que impressiona. É a velha história do copo meio vazio ou meio cheio: um novo forno pode ser sinônimo de mercado pujante, mas, em um cenário de pouca demanda, também pode levar a medidas desesperadas, por parte de alguns, que afetam o mercado como um todo.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 595 (julho de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

Crédito da foto de abertura: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters