Vidroplano
Vidroplano

Iretemper conquista chancela do Inmetro para temperados

23/08/2021 - 10h23

Os clientes sabem a importância de um produto com segurança comprovada. No caso da Iretemper, de Irecê, cidade distante cerca de 500 km de Salvador, essa certeza vem desde quando a empresa era distribuidora de vidros: vários consumidores da época perguntavam a procedência do material que iriam adquirir e se ele levava o selo Inmetro ou não. Hoje, atuando como processadora, chegou a hora de a própria Iretemper estampar a chancela para vidros temperados, oferecida pelo instituto, em suas chapas nas espessuras de 6, 8 e 10 mm.

Diferencial
Com quase 30 anos de experiência no setor vidreiro atendendo o interior baiano, a empresa começou a considerar o processo ainda em 2018, quando sua gerência visitou a feira Glass South America, em São Paulo. Na mostra, conheceram Edweiss Silva, consultor da Abravidro para certificação do vidro temperado pelo Inmetro e responsável por apresentar os detalhes do que seria necessário fazer. “Tínhamos um forno vertical e colocamos como meta investir na certificação assim que trocássemos o equipamento para um modelo horizontal”, conta o diretor Lourisvaldo de Araújo Borges. O objetivo era começar em 2020, mas a pandemia acabou adiando o projeto para este ano. Ao todo, as adequações à produção duraram de fevereiro a julho – um bom prazo, considerando todas as limitações ocasionadas pela pandemia.

certificação-vidros

 

Conhecimento renovado
Segundo Borges, é possível aprender a como deixar a rotina de produção melhor, a partir de mudanças estruturais cujos efeitos são imvediatos. A Iretemper, por exemplo, optou por trocar o sistema de gestão, já que o antigo não permitiria a implementação de certas melhorias. “Aprendemos a dar mais atenção à rastreabilidade das chapas. Isso oferece segurança para todo o sistema produtivo, pois, se ocorrer algum problema em uma peça, conseguiremos identificá-la, saber quando foi feita, por quem passou etc.”, explica o diretor. O ensaio de fragmentação foi outro processo melhorado, principalmente em relação à precisão dos resultados e das medidas das chapas testadas.

certificação-vidros3

 

Resultado imediato
A divulgação da conquista se deu pelas redes sociais, inserções em rádios locais e até na instalação de outdoors pela cidade. E mesmo com a recente conclusão da certificação, a empresa já pôde perceber mudanças no comportamento dos consumidores: “Ao saberem da chancela, eles ficam mais abertos durante o atendimento”, revela Borges. Isso significa que melhores negócios, para ambos os lados, podem ser realizados.

Este texto foi originalmente publicado na edição 584 (agosto de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters