Vidroplano
Vidroplano

Janelas do futuro

22/08/2024 - 14h14

Painéis fotovoltaicos já deixaram de ser novidade faz tempo – e até mesmo o conceito de aplicação de vidro capaz de gerar energia também não é algo novo. Anos atrás, os filmes OPV permitiram a laminação de células fotovoltaicas. O problema era que a solução alterava a estética transparente do vidro. Por isso mesmo, a indústria solar seguiu tentando encontrar novas ideias para esse tipo de produto. Hoje, por meio da aplicação de uma fina película com células fotovoltaicas transparentes, cada edifício poderia tornar-se sua própria estação geradora de energia – e sem sacrificar o aproveitamento da luz natural em seu interior.

Enquanto a aplicação de painéis fotovoltaicos nos telhados exige a instalação de sistemas de suporte para mantê-los no lugar, uma janela com células solares pode ser encomendada de fábrica, como qualquer outro elemento de construção, reduzindo custos. Além disso, de acordo com artigo publicado no CleanTechnica, portal da área de tecnologias para energia limpa, essa solução pode aproveitar as próprias estruturas da obra, como paredes externas e coberturas, em vez de exigir a perturbação do terreno para a construção de novas áreas.

Alguns desafios presentes ainda dificultam a adoção comercial em larga escala de janelas de energia solar, como sua adaptação ao aspecto visual buscado na arquitetura. Mas já há empresas pesquisando e encontrando soluções para esses obstáculos, como a startup estadunidense NEXT Energy Technologies: anos atrás, ela conseguiu adaptar um processo de slot-die (técnica de coating) usado no seu revestimento de película fina para janelas. Além de reduzir os custos de fabricação, o método permitiu implantar o filme fino em vidros arquitetônicos.

Resta saber se as janelas de energia solar da NEXT conseguirão firmar-se no mercado, mas a tendência da construção verde tem ganhado cada vez mais impulso. Nesse sentido, o avanço dessa tecnologia pode ajudar a tendência a alcançar um novo patamar.

Este texto foi originalmente publicado na edição 620 (agosto de 2024) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto: ChasingMagic/peopleimages.com/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters