Vidroplano
Vidroplano

Lucratividade ou rentabilidade?

22/11/2021 - 10h33

Escrito por Conta Azul

Esses dois indicadores-chave do desempenho da saúde financeira de um negócio parecem sinônimos, mas há diferenças importantes entre eles.

O que é lucratividade?
É um indicador que revela quanto a empresa efetivamente ganhou em relação a tudo que recebeu – ou seja, o lucro líquido, que é o valor que sobra de fato para os sócios e acionistas após deduzir todas as despesas, impostos e demais custos envolvidos na atividade. Portanto, a lucratividade revela a eficiência operacional de um negócio, mostrando claramente se os gestores conseguem cobrir os gastos e ainda gerar um bom percentual de lucro com as vendas.

O que é rentabilidade?
É um indicador ligado a quanto de retorno um investimento é capaz de proporcionar. Permite mensurar, por exemplo, quanto uma empresa rendeu a partir do investimento inicial realizado para abri-la. Para isso, a rentabilidade é calculada com base na relação entre o lucro líquido e os investimentos realizados.

Diferenças
Ambos têm como base de comparação o lucro líquido, mas apontam para análises distintas do desempenho financeiro.

– A lucratividade depende dos custos, formação de preços e relação com a concorrência, itens que determinam se a receita das vendas será suficiente para cobrir todos os custos e ainda gerar lucro no saldo final;

– Já a rentabilidade depende da capacidade de gerar retorno a partir dos recursos investidos.

Importância dos conceitos
Avaliar só um ou outro pode fazer com que você tenha a falsa impressão de que um empreendimento é bem-sucedido. Confundir os conceitos pode ainda fazer com que o negócio aparente problemas que não possui, ou que apresente resultados nada reais. Não adianta um negócio lucrar muito se os investimentos foram imensos, da mesma forma que não é ideal ter uma ótima lucratividade se a receita não foi tão grande. A avaliação correta das duas variáveis fornece informações mais precisas, permitindo a melhor tomada de decisão.

Conta Azul é uma empresa desenvolvedora de sistemas de gestão online para pequenas e microempresas. Sua equipe é composta por especialistas do mercado B2B e pesquisadores sobre gestão, finanças, tecnologia e áreas relacionadas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 587 (novembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters