Como integrar marketing a vendas

Derrubar o muro entre as duas áreas é essencial para o sucesso
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Como integrar marketing a vendas

Escrito por Marcos Paulo da Costa Correia

Ter as áreas de marketing e vendas trabalhando juntas é essencial para o sucesso de um negócio. Do contrário, a estratégia comercial pode ser falha ou não alcançar resultados condizentes com as expectativas. Para isso acontecer, em primeiro lugar, é preciso investir em uma comunicação mais integrada, promovendo um ambiente de trabalho que envolva decisões em conjunto e baseadas em dados e transparência. Além disso, há muitos outros passos que ajudam a promover essa integração. Confira como isso é possível.

Amizade fortalecida
O muro entre as áreas precisa ser derrubado para que a amizade seja incentivada no local de trabalho. Sendo assim, promova um ambiente que foque em soluções e incentive o diálogo entre ambas as partes. Reuniões pontuais e produtivas são sempre bem-vindas.

Trabalho em equipe
O setor de vendas, por exemplo, pode ajudar com pesquisas de mercado, fornecendo ao departamento de marketing informações que só ele sabe sobre o cliente.

Decisões baseadas em dados
Na maioria das vezes, é possível resolver problemas tomando decisões baseadas em números. Apenas dessa forma, as melhores opções surgem e os resultados melhoram com menos esforço. Se algo deu um bom resultado, continue com as estratégias. Se não funcionou, reveja.

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Transparência nos processos
Para que não haja ruídos na comunicação, todos precisam ter acesso às informações. Por isso, não deve haver segredos entre os dois grupos.

Comunicação com a persona
Os dois setores precisam escolher, com base em dados levantados, uma persona (a representação do cliente ideal) para se comunicar com eficiência e eficácia. Isso evita um contato feito de forma errada por qualquer um dos lados.

Marcos Paulo da Costa Correia é professor universitário com formação em administração, gestão em marketing e MBA em inteligência competitiva

Este texto foi originalmente publicado na edição 585 (setembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

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