Mais do mesmo
07/10/2024 - 18h37
O setor vidreiro tinha expectativas de que o segundo semestre do ano trouxesse maior dinamismo às vendas do nosso material e um resultado melhor para a cadeia, mas o que estamos vendo até agora não passa de mais do mesmo: recuperação no preço da matéria-prima, corrida de processadores e distribuidores para reforçar seus estoques antes da virada das tabelas (para a manutenção do preço antigo pelo maior prazo possível) e a consequente dificuldade no repasse dos reajustes, por parte da cadeia de processamento, aos clientes.
Isso sem falar que o repasse, quando acontece, leva em conta apenas os percentuais de aumento da matéria-prima, não incluindo outras despesas relevantes na formação do preço de nossos produtos, como já pontuado aqui anteriormente. Não à toa temos visto queda no faturamento da indústria de transformação de vidros processados não automotivos, como mostrou o Panorama Abravidro para os anos de 2022 e 2023.
Também na categoria repeteco está o grande volume de importados. Embora nos últimos meses tenha diminuído o ritmo de entrada do float, os processados seguem crescendo e deixando todos nós preocupados. A ociosidade já registra índices alarmantes na cadeia de processamento, que conta com cerca de 570 fornos de têmpera em um mercado que, em seu melhor momento, chegou a 66 milhões de m² – e, em 2023, não alcançou 55 milhões de m². O cenário com grandes importações de processados só vai deteriorar ainda mais o mercado.
A saúde da cadeia de processamento, já abalada por anos de resultados fracos, concorrência acirrada e informalidade crescente, vai ficando cada dia mais fragilizada. A importância da governança financeira estará em pauta no Simpovidro, assim como outros assuntos importantes para o dia a dia de nossas empresas. Nosso evento, ponto de encontro de toda a cadeia vidreira, está chegando e, mais uma vez, vamos trazer temas relevantes para a reflexão dos tomadores de decisão das empresas. Assim seguimos contribuindo para o desenvolvimento do setor de vidros planos no Brasil, uma das principais missões da Abravidro.
Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br
Foto: Marcos Santos
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Abravidro anuncia primeira turma de PPCPE para 2025
- 16º Simpovidro debate o setor e usinas se dizem prontas
- Pedro Doria palestra sobre inteligência artificial no 16º Simpovidro
- 16º Simpovidro: Ana Maria Castelo traz dados e perspectivas da construção civil
- 16º Simpovidro: Creomar de Souza mostra impactos da política nas empresas
- Érica Belon ensina a lidar com pessoas no 16º Simpovidro