Vidroplano
Vidroplano

MME inaugura sistema fotovoltaico de grande porte com vidro

16/12/2016 - 18h13

O primeiro sistema fotovoltaico de grande porte instalado em um edifício da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi inaugurado na sede do Ministério de Minas e Energia (MME) no dia 17 de novembro. A iniciativa é fruto da cooperação técnica entre o órgão e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), cujos associados forneceram os 192 módulos fotovoltaicos que compõem o sistema — todos levam vidro em sua composição —, com potência instalada de 50,29 kW.

Rodrigo Lopes Sauaia, presidente da Absolar, destaca que o vidro hoje é usado em cerca de 95% dos módulos fotovoltaicos aplicados no Brasil. O material tem a função de proteger seus componentes internos e permitir a passagem da luz solar. “Os setores de energia solar e vidros planos são parceiros desde o seu nascimento”, aponta.

Para Sauaia, essa iniciativa representa um marco histórico para o setor fotovoltaico nacional. Por isso, ele espera que ela possa incentivar o governo e a sociedade a seguir esse exemplo. Com o estabelecimento de fabricantes de módulos fotovoltaicos no Brasil, a expectativa do presidente da Absolar é de uma integração ainda maior entre os setores vidreiro e de energia solar — os painéis normalmente levam vidros com baixo teor de ferro e alta transmitância.

Mais informações: www.absolar.org.br e www.mme.gov.br

Projeto de energia solar da USP conta com espelhos Guardian
105 peças de espelhos Guardian foram fornecidos pela usina vidreira para o projeto de Energia Solar Concentrada (CSP, sigla em inglês) desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Reciclagem, Eficiência Energética e Simulação Numérica (Green), da Universidade de São Paulo (USP). A CSP usa superfícies espelhadas para captar a energia solar (cuja temperatura pode superar 1000 °C) e transformá-la em energia térmica e energia elétrica renovável. Os espelhos ainda estão sendo instalados. Mais informações: www.guardianbrasil.com.br e www.usp.br/green

Este texto foi originalmente publicado na edição 528 (dezembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters