Vidroplano
Vidroplano

Muito trabalho e aprendizado

09/05/2018 - 12h00

Há um ano eu assumia a presidência da Abravidro. Estar à frente da principal entidade do setor vidreiro tem sido um grande aprendizado e um desafio de igual tamanho. Nesses doze meses, tive a oportunidade de conhecer os bastidores do Simpovidro, representar a Abravidro em reuniões com parceiros e representantes de diferentes esferas do governo em diversos pleitos. Passamos também pelo longo desgaste do desabastecimento de vidro float no mercado doméstico, com paradas de fornos para manutenção a quente e a frio. Tivemos troca de comando em algumas de nossas entidades regionais afiliadas e lançamento de uma importante campanha para estreitar o relacionamento entre processadores e vidraceiros. Até anúncio de fechamento de uma das usinas de base nacionais ocorreu nesse período.

Para passar por tudo isso em tão pouco tempo, foi fundamental contar com o apoio e presença dos vice-presidentes Emerson Arcênio, Rafael Ribeiro e Alexandre Pestana, os quais participam ativamente do dia a dia da Abravidro e me dão todo o suporte de que preciso. Também tenho a sorte de contar com a Iara Bentes, superintendente que, em curtíssimo tempo, assumiu nossas causas e vem trabalhando com garra e determinação — características da Abravidro.

Passado esse primeiro ano tão intenso, fico feliz em observar os sinais de que a economia começa a se recuperar enquanto nosso setor, por sua vez, dá indícios de que o pior já passou. No Panorama Abravidro 2018, que chega a você encartado nesta edição de O Vidroplano, vemos que o faturamento caiu novamente em 2017, mas na casa de um dígito apenas, o que é um alívio. Já o consumo do vidro processado se estabilizou após dois anos de queda. A expectativa do empresário vidreiro para 2018 é majoritariamente positiva, apesar de o nível de endividamento ainda ser significativo. Portanto, não deixe de ler o estudo, ele é um importante aliado para o seu sucesso nos negócios.

Falando em informação e negócios, não tem como não pensar na Glass South America. O mercado vidreiro em peso estará no evento — e ele mais uma vez promete apresentar o que há de melhor em nosso segmento. A Abravidro estará na feira com um estande em que os visitantes poderão conferir os destaques da campanha #TamoJuntoVidraceiro, um showroom com peças de vidro em instalações diversas e, claro, todos os serviços e produtos da entidade apresentados por nossa valorosa equipe. Uma bela maneira de comemorar esse aniversário!

DomingosJosé Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 545 (maio de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters