Vidroplano
Vidroplano

Na hora certa ou na hora errada?

21/09/2023 - 09h12

rafaelribeiro-set2023Setembro começou com o anúncio de reajustes nos preços do float pelas usinas domésticas. Após meses de redução no consumo de vidro e consequente queda de rentabilidade para os diferentes elos da cadeia, talvez o aumento nos preços seja um alento para recompor margens e rentabilidade. Se o momento foi adequado, só o tempo dirá.

Paralelamente, o volume de importações de nossa matéria-prima continua alto, equivalente à produção de um forno de float, o que levanta a preocupação se os novos preços vão se sustentar nessas condições, em especial com a retomada das atividades do forno que estava parado para manutenção a frio desde abril.

Temos observado com grande preocupação a deterioração do ambiente de negócios em nosso setor. A informalidade vem atingindo níveis altíssimos, prejudicando o desenvolvimento da cadeia e a sustentabilidade dos negócios. A Abravidro defende um mercado ético, com atuação justa e correta por todos os elos. A entidade vem trabalhando para identificar e mapear o modus operandi dos principais descaminhos que acometem nosso segmento, com o objetivo de buscar ações efetivas que possam combatê-los. Para isso, no entanto, precisamos contar também com a atuação combativa por parte das usinas de base. Temos tido um alinhamento em temas como Educavidro, tributários e outros, mas falta compromisso por parte delas nesse tema que é tão sensível para todo o mercado vidreiro. Se as usinas não se consideram responsáveis pela causa, com certeza devem fazer parte da solução!

Nesse cenário de tanta preocupação, é uma alegria ver a notícia que está na capa desta edição da revista. A principal feira do setor vidreiro nacional, a Glass South America, ganha uma nova aliada a partir de 2024: a E-squadria Show, mostra voltada para o setor de esquadrias, portas, janelas e fachadas, que será realizada simultaneamente com o padrão de qualidade dos parceiros da NürnbergMesse Brasil, em conjunto com a Fiera Milano e a Anfacer, realizadora da prestigiada Expo Revestir. A 15ª edição da Glass vem cheia de novidades, não fique de fora!

Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 609 (setembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Marcos Santos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters