Vidroplano
Vidroplano

Norma para laminados entra em consulta nacional

27/09/2022 - 13h35

Os trabalhos do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) na revisão da norma ABNT NBR 14697 — Vidro laminado foram finalizados. O novo texto foi colocado em consulta nacional no dia 13 de setembro pela ABNT. O documento poderá ser acessado no site da associação até o dia 13 de outubro.

Atualização de conteúdo
A revisão da ABNT NBR 14697 teve início em meados de 2017. “A decisão para revisá-la foi tomada com base na sua data de publicação. Trata-se de uma norma de 2001 que não havia passado por atualizações ao longo desse período”, comenta Luiz Barbosa, gerente técnico de Vendas da Vivix e coordenador da comissão de estudos do ABNT/CB-37, responsável pelo desenvolvimento e revisão das normas técnicas de vidro para a construção civil.

Segundo Barbosa, a comissão adequou os parâmetros de tolerância de qualidade do laminado ao momento atual do mercado. “De 2001 até hoje, houve muitos avanços nas tecnologias em relação ao processamento, inclusive para o processo de laminação. O consumidor também está mais exigente quanto à qualidade do produto”, explica.

Um importante ponto abordado na revisão foi a performance do laminado como vidro de segurança. A comissão trabalhou para aprimorar os ensaios que avaliam o desempenho do produto para as suas diferentes aplicações. Além do ensaio de classificação de segurança, foi incluído outro teste para avaliação do comportamento de quebra do vidro laminado.

A atualização da norma aborda também a utilização do laminado composto com vidros termicamente tratados (temperados ou termoendurecidos). O uso desse produto cresceu muito no Brasil nos últimos anos. Por isso, o tópico foi abordado de maneira bastante didática, a fim de orientar o mercado sobre a fabricação e aplicação dessa solução, além de esclarecer dúvidas existentes sobre as características desse tipo de composição.

Como participar
Até 13 de outubro, será possível acessar o novo texto da ABNT NBR 14697 e enviar sugestões em relação ao conteúdo. “Caso haja observações técnicas, será marcada uma nova reunião com a comissão de estudos para discutir a pertinência dessas indicações”, destaca Luiz Barbosa. Finalizado esse processo, a norma será encaminhada para publicação.

Para participar da consulta nacional, é necessário ter cadastro no site da ABNT e fazer login. Vale destacar que as considerações enviadas são muito importantes para que a comissão de estudos possa avaliar se o texto precisa de adequações antes de sua publicação. Isso irá garantir que a norma seja a mais clara e completa possível.

Este texto foi originalmente publicado na edição 597 (setembro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

Crédito da foto de abertura: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters