Vidroplano
Vidroplano

Norma para temperados deve ganhar anexo sobre esmaltação dos vidros

04/04/2024 - 10h21

O Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) está discutindo a elaboração de um anexo para a ABNT NBR 14698 — Vidro temperado. Em processo de revisão e atualização, o texto adicional deve abordar a esmaltação do vidro (aplicação de esmalte sobre sua superfície) no processo de têmpera.

Acompanhando as tendências
Luiz Barbosa, coordenador das Comissões de Estudo do ABNT/CB-37 e gerente técnico de Vendas da Vivix, observa que o consumo de temperados esmaltados vem aumentando ano após ano no Brasil. “Esse fato fez com que a comissão responsável pela revisão começasse a trabalhar no desenvolvimento de um anexo que tratasse das principais questões técnicas e de qualidade relacionadas a esse produto”, explica.

Esse anexo ajudará os processadores a fabricar o temperado esmaltado dentro de padrões normalizados, além de alinhar as expectativas a respeito da qualidade do produto final entre produtores e clientes. Isso permitirá compreender e identificar o que são defeitos e o que são características inerentes à fabricação.

Conteúdo
Segundo Barbosa, o primeiro ponto diz respeito à padronização do nome do produto, o qual é popularmente conhecido como vidro serigrafado. “Ele passará a ser chamado de vidro esmaltado, uma vez que o termo ‘serigrafia’ refere-se a apenas uma forma de aplicação do esmalte cerâmico ao vidro que posteriormente será temperado”, informa. “Com a evolução tecnológica do setor, já existem hoje outros métodos de aplicação, como o uso das impressoras digitais, que permitem até mesmo a impressão de fotografias.”

Outros aspectos serão contemplados, como recomendações sobre a escolha correta da matéria-prima base (classificação do vidro, tempo de fabricação e tempo em estoque) e avaliação da qualidade da água. O anexo também deverá trazer os métodos de avaliação do produto e os critérios de definição de defeitos e suas tolerâncias.

Com essas orientações, espera-se que a nova versão da ABNT NBR 14698 contribua para a melhora do processo de produção do temperado esmaltado, indicando pontos como a forma adequada da limpeza das peças antes da esmaltação e como a aplicação do esmalte deve ser feita no processo de têmpera.

Este texto foi originalmente publicado na edição 615 (março de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto de abertura: Rochu_2008/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters