Vidroplano
Vidroplano

Norma para temperados entra em processo de revisão

15/12/2020 - 10h47

O Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), órgão com sede na Abravidro, organizou, em novembro, a primeira reunião online do processo de revisão da NBR 14698 — Vidro temperado, norma que apresenta os requisitos desse produto. O objetivo é atualizar o conteúdo do texto originalmente publicado em 2001.

 

Necessidade do mercado
“Ao longo do tempo, muitas coisas evoluíram. As normas nas quais a versão original da NBR 14698 foi baseada já passaram por revisão algumas vezes”, comenta Luiz Barbosa, coordenador da comissão de estudos do ABNT/CB-37. “Outro ponto importante é que recentemente foi publicada a NBR 16918— Vidro termoendurecido. Assim, por ser ele um texto sobre vidro tratado termicamente, não poderíamos esperar mais para iniciar essa atualização.”

As tolerâncias de fabricação e de qualidade mínimas aceitáveis para temperados estão entre os principais pontos a serem debatidos. “A indústria processadora de vidro vem investindo ano a ano em tecnologia, o que permite reavaliar todos esses pontos, uma vez que há melhores condições para oferecer produtos de maior qualidade ao mesmo tempo que se garante a segurança ao consumidor”, aponta Barbosa.

 

De olho lá fora
Normas internacionais também serão levadas em conta durante a revisão. Inicialmente, a última versão da ISO 12540 está sendo utilizada como referência. Todavia, ao longo dos trabalhos, outras poderão ser aproveitadas, pois, de acordo com Barbosa, a comissão é formada por muitos profissionais experientes do segmento e todas as ideias são aceitas e ponderadas durante as reuniões.

Por falar nos encontros, vale salientar que eles seguirão sendo feitos pela Internet, pois ainda é cedo para se prever uma data para a retomada das reuniões presenciais. O maior compromisso da comissão é entregar uma norma moderna, didática e prática. Por isso mesmo, Barbosa deixa esta mensagem ao mercado, reforçando o convite para a participação: “As reuniões acontecem uma vez por mês durante meio período do dia. É muito importante que todos que fabricam e comercializam vidro temperado participem nesse capítulo tão relevante na história de nosso produto”.

 

Outros tópicos que serão abordados
– Ampliação dos requisitos de empenamento e inclusão de um tema não mencionado atualmente, o empenamento de borda;

– Reavaliação de requisitos dimensionais e da sua metodologia de avaliação;

– Melhor descrição das características do produto, incluindo aprofundamento em assuntos como anisotropia, qualidade óptica e tolerância de esquadro.

Este texto foi originalmente publicado na edição 576 (dezembro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters