Vidroplano
Vidroplano

Norma para vidros de controle solar ganha novo conteúdo

19/08/2019 - 14h00

A comissão de estudos de vidros e suas aplicações na construção civil do ABNT/CB-37, sediado na Abravidro, desenvolveu uma emenda para a NBR 16023 — Vidros revestidos para controle solar – Requisitos, classificação e métodos de ensaio a respeito de um aspecto da fabricação do produto: a variação da cor nas peças.

Atualização necessária
Segundo Luiz Barbosa, gerente técnico de Vendas da Vivix e coordenador da comissão de estudos, da publicação da norma até o momento houve um amadurecimento do segmento no que diz respeito à especificação e aplicação desse tipo de vidro. Isso explica a necessidade de atualizar o índice de homogeneidade — agora chamado de índice de variação espacial de cor. “Como a norma tratava do tema de maneira muito genérica, dava margem para dúvidas e variadas interpretações”, explica.

O que foi alterado?

NBR 16023-1
O texto deixa mais claro que variações de cor existem e são inerentes ao processo de fabricação — algo que não é exclusivo dos vidros, mas de qualquer material. “O documento cria regras de como as tolerâncias podem ser definidas e aferidas a partir da necessidade de cada projeto. Expõe, de maneira didática, a metodologia de avaliação de cor entre chapas”, revela Barbosa. “A partir disso, é possível entender como funcionam as coordenadas que determinam os tons dos vidros de controle solar e a forma como as medições devem ocorrer”. A variação possível deverá ser informada pelo fabricante quando solicitada pelo processador.

“Como resultado, a emenda permitirá tratar cada projeto de maneira única, dentro das suas especificidades e características técnicas, as quais demandam diferentes condições de tolerâncias dos índices de variação espacial de cor”, afirma Barbosa.

Este texto foi originalmente publicado na edição 560 (agosto de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters