A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de publicar a emenda que atualiza a principal norma técnica do setor vidreiro nacional, a ABNT NBR 7199. O projeto – coordenado pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), órgão sediado na Abravidro – estava em consulta nacional desde o final de abril.
As diversas mudanças incluem uma alteração no nome do documento, que passa a se chamar: Aplicações de vidros na construção civil – Requisitos. “O objetivo dessa grande atualização foi tornar o conteúdo da norma mais completo, reforçando ainda mais a segurança das aplicações com o vidro, além de acompanhar a evolução recente do mercado”, comenta o presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro. “Em um momento como hoje, é importante celebrar o trabalho feito pelo ABNT/CB-37 para a normalização de nosso segmento. Diversos elos da cadeia participaram do processo ao longo dos dois anos de reuniões, como usinas, processadoras, vidraceiros, fabricantes de insumos, entidades da construção civil e de esquadrias, e o intenso envolvimento da equipe técnica da Abravidro. Parabenizo a todos os envolvidos.”
Se você é associado da Abravidro, entre agora mesmo no sistema ABNT Coleção para ter acesso gratuito à nova ABNT NBR 7199 – e também a mais de cinquenta normas técnicas sobre o trabalho com nosso material.
Além disso, a tabela Que vidro usar? desenvolvida pela associação para facilitar o entendimento da norma, já está atualizada e disponível gratuitamente para download – clique aqui para baixá-la. Essa tabela é uma importante ferramenta para os profissionais vidreiros, da cadeia do processamento ao especificador, e até mesmo para o consumidor final.
Fique ligado em nosso canal no Youtube e em nossas redes sociais, assim como aqui no site: teremos uma série especial de vídeos mergulhando nos detalhes do conteúdo da norma. Além disso, a revista O Vidroplano de julho será dedicada a esse tema tão importante para o setor.