Prêmio Abravidro - Banner Topo

Confira o que mudou com a atualização da ABNT NBR 7199

Novo conteúdo aumenta a segurança do uso de vidro na construção
Por dentro das normasreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Confira o que mudou com a atualização da ABNT NBR 7199

Publicada hoje pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a emenda que atualiza a principal norma técnica do setor vidreiro nacional, a ABNT NBR 7199 – Aplicações de vidros na construção civil – Requisitos, traz diversas alterações relevantes para o trabalho com vidro em nosso país. O projeto de atualização foi coordenado pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), órgão sediado na Abravidro.

Veja a seguir, depois do vídeo, os principais pontos da nova versão da norma:

  • Vidros de segurança

O vidro aramado deixou de ser classificado como vidro de segurança, seguindo referências internacionais, encontradas na Europa e nos Estados Unidos. Agora, apenas o temperado e o laminado fazem parte dessa categoria.

  • Termoendurecido

O vidro termoendurecido, que ganhou norma própria há poucos anos, foi incluído na ABNT NBR 7199, juntamente com as regras para sua utilização.

  • Composição dos insulados

A regra para a composição do vidro insulado foi totalmente atualizada. O termoendurecido, por exemplo, agora pode ser usado nesse tipo de conjunto, dependendo do local da aplicação.

  • Tabela de aplicações

A tabela de aplicações de vidro presente na norma também foi alterada, ganhando muito mais informações e novo formato, apresentando de forma clara os requisitos presentes no documento. 

Continue a leitura após a publicidade
  • Portas de vidro

As portas envidraçadas agora só podem utilizar vidros de segurança. Além disso, caso as áreas ao lado da porta tenham vidro, a norma passa a exigir o uso de vidros de segurança até uma distância de 600 mm da porta, em ambos os lados.

  • Ambientes especiais

Para ambientes ocupados por crianças ou idosos, destinados a práticas esportivas ou para atendimentos de saúde, assim como áreas com grande concentração de público, passa a ser exigido o uso de vidros de segurança até 1,8 m de altura em relação ao piso em todas as aplicações. Essa regra vale para locais como escolas, universidades, academias, hospitais, casas de repouso, salões de festas, shoppings centers, auditórios, templos religiosos e restaurantes, entre outros.

  • Escadas, patamares e rampas

Vidros instalados a uma distância horizontal menor ou igual a 1,5 m de escadas e rampas, exceto guarda-corpos, devem ser de segurança até a altura de 1,5 m em relação ao degrau, ao piso do patamar ou do andar.

  • Outras aplicações

Muros, divisórias e vitrines envidraçadas também devem utilizar apenas vidros de segurança.

  • Vidros temperados

Houve mudança também no conteúdo sobre os temperados: as regras de furação e recortes para essas peças foram excluídas da ABNT NBR 7199, sendo incluídas na revisão da norma do temperado, a ABNT NBR 14698.

Se você é associado da Abravidro, entre agora mesmo no sistema ABNT Coleção para ter acesso gratuito à nova ABNT NBR 7199 – e também a mais de cinquenta normas técnicas sobre o trabalho com nosso material.

Além disso, a tabela Que vidro usar?, desenvolvida pela associação para facilitar o entendimento da norma, já está atualizada e disponível gratuitamente para downloadclique aqui para baixá-la