Atualização da NBR 7199: que vidro usar em coberturas, marquises e claraboias

A norma ABNT NBR 7199 foi atualizada em junho de 2025 e trouxe mudanças importantes
Por Redação Abravidro
Por dentro das normasreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Atualização da NBR 7199: que vidro usar em coberturas, marquises e claraboias

A norma ABNT NBR 7199 foi atualizada em junho de 2025 e trouxe mudanças importantes para o uso do vidro em coberturas, marquises, claraboias e outras aplicações não verticais. Quer saber o que mudou para estas aplicações? A Abravidro explica nesta reportagem e no vídeo abaixo!

Em sua nova versão, a 7199 excluiu o aramado da categoria de vidros de segurança. Portanto, ele não pode mais ser usado em aplicações como coberturas sobre áreas de circulação.

Agora, apenas o vidro laminado de segurança de classe 1 é permitido para instalação sobre passagens de pessoas, já que, mesmo se quebrar, ele mantém os fragmentos presos na camada intermediária evitando ferimentos e acidentes.

Você também pode usar o vidro insulado, mas fique atento a esses pontos:

  • Na face interna, voltada para dentro da edificação, só é permitido o vidro laminado que atenda a classe 1 de segurança.
  • Já na face externa, voltada para o exterior da edificação, pode ser usado o vidro laminado de segurança, classe 1 ou 2, ou o vidro temperado.

Outra determinação importante para a composição do insulado neste tipo de aplicação é a de que se o vidro usado na face externa for o temperado, a estabilidade da composição deve ser considerada mesmo havendo quebra. Ou seja, é preciso garantir que a estrutura continue segura mesmo em caso de rompimento do temperado.

A norma também determina que o responsável pela especificação avalie criticamente se existem condições especiais na cobertura que requeiram tratamento térmico do vidro para evitar a ocorrência de estresse térmico ou falhas durante manutenções em que o vidro sofre tensões pontuais adicionais. A avaliação deve considerar os limites de tensão e o tempo de aplicação da carga, de acordo com a Tabela 2 da ABNT NBR 7199.

O conforto térmico também é importante!
A norma recomenda o uso de vidros revestidos de controle solar em coberturas expostas ao sol. Eles ajudam a reduzir a entrada de calor no ambiente, melhoram o conforto e ainda diminuem o gasto com climatização. O especificador pode incluí-los na composição tanto no vidro laminado de segurança de classe 1 quanto no insulado.

Continue a leitura após a publicidade

Ficou alguma dúvida? 

Fale com a área técnica da Abravidro! 

Você também pode acessar a norma gratuitamente, por tempo limitado, por meio desta página: www.abravidro.org.br/7199gratuita. Aproveite esse benefício, imprima a norma e tenha o documento sempre à mão para consultas.

Outro material importante disponível para download gratuito é a tabela Que vidro usar?, desenvolvida pela Abravidro para facilitar o entendimento da ABNT NBR 7199. Ela está disponível aqui em nosso site. 

É associado da Abravidro? Não perca tempo, acesse já o sistema ABNT Coleção para ter acesso gratuito à nova  ABNT NBR 7199 – e também a mais de cinquenta normas técnicas sobre o trabalho com vidro.

Publicidade