Quais são os tipos de vidro de segurança?

Apenas dois tipos de vidros se encaixam nessa categoria: o temperado e o laminado de segurança
Por Redação Abravidro
Por dentro das normasreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Quais são os tipos de vidro de segurança?


Os vidros de segurança foram desenvolvidos para reduzir o risco de ferimentos em caso de quebra. Apenas dois tipos de vidros se encaixam nessa categoria: o temperado e o laminado de segurança.

Quer conhecer as principais características e o desempenho deles? A Abravidro explica nesta reportagem e também no vídeo abaixo:


Para ser denominado como vidro de segurança, tanto o temperado quanto o laminado precisam passar pelo ensaio de classificação que indica:

  • A performance quando submetido a impacto;
  • O comportamento de quebra;
  • E a capacidade de manter o vão seguro quando quebrado, dependendo do tipo de vidro.

Vidro temperado
É até cinco vezes mais resistente mecanicamente que o vidro comum e suporta variações térmicas de até 200°C entre suas faces. Em caso de quebra, ele se desintegra em pequenos fragmentos, menos cortantes que os de um vidro comum.

Vidro laminado de segurança
É formado por duas ou mais chapas de vidro unidas por interlayers que, em caso de quebra, mantêm os fragmentos presos e o vão protegido até a substituição da peça.

Continue a leitura após a publicidade

Qual deles você deve escolher?
Isso depende da aplicação e das necessidades do projeto. O ponto de partida para a especificação correta é fazer uma consulta à norma ABNT NBR 7199 que trata da aplicação do vidro na construção civil.

De acordo com o documento, o vidro laminado de segurança é obrigatório em locais em que a proteção contra queda é essencial, pois ele mantém o vão protegido mesmo em caso de quebra.

Já o vidro temperado é indicado para projetos que exigem alta resistência mecânica e térmica, além do comportamento de quebra seguro. Mas atenção: ele não é permitido em vãos abaixo de 1,10 m em relação ao piso que estejam dividindo ambientes com desnível maior que 1,0 m. Isso porque, em caso de quebra, o vão ficará desprotegido.

Ficou alguma dúvida? 
Fale com a área técnica da Abravidro! Você também pode acessar a norma gratuitamente, por tempo limitado, por meio desta página: www.abravidro.org.br/7199gratuita. Aproveite esse benefício, imprima a norma e tenha o documento sempre à mão para consultas.

Outro material importante disponível para download gratuito é a tabela Que vidro usar?, desenvolvida pela Abravidro para facilitar o entendimento da ABNT NBR 7199. Ela está disponível aqui em nosso site

É associado da Abravidro? Não perca tempo, acesse já o sistema ABNT Coleção para ter acesso gratuito à nova  ABNT NBR 7199 – e também a mais de cinquenta normas técnicas sobre o trabalho com vidro.

Publicidade