Vidroplano
Vidroplano

Normas em evidência

19/12/2017 - 15h03

Este ano, a busca por informações sobre as normas evoluiu de forma impressionante — e não apenas por conta da criação de novas. O Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), com sede na Abravidro, conseguiu vitórias em diferentes frentes.

A principal delas: após anos de trabalho da Abravidro, as normas estão sendo mais abordadas e discutidas em palestras, eventos técnicos, publicações setoriais e na imprensa. Além disso, recebemos inúmeras consultas sobre, por exemplo, o tipo de vidro adequado para guarda-corpos, de acordo com a NBR 7199.

Importante destacar ainda a presença cada vez maior de vidraceiros nas comissões de estudos. A procura da classe pelas reuniões cresceu, o que mostra que estão mais preocupados com o tema.

Outro destaque foi viabilizar junto à ABNT a participação remota, pela Internet, nas reuniões das comissões de estudo. Essa era uma demanda antiga da sociedade e uma bandeira da Abravidro para permitir a cooperação de empresas do País todo.

Vale citar ainda uma novidade da ABNT. Aqueles que tiverem presença acima dos 75% nas comissões de estudo terão acesso gratuito a um exemplar digital da norma em que colaboraram por meio do sistema ABNT Coleção, com direito a duas impressões.

Retrospectiva: os trabalhos do ABNT/CB-37 em 2017
– Revisão da NBR 14697 — Vidro laminado
– Início da elaboração da norma para vidros termoendurecidos
– Continuidade da elaboração da norma de qualificação dos vidraceiros

Publicação de novas normas
– Revisão da NBR 14564 — Vidros para sistemas de prateleiras — Requisitos e métodos de ensaio
– Conclusão da NBR 16673 — Vidros revestidos para controle solar — Requisitos de processamento e manuseio, que está em fase de publicação

Participação em outros comitês
– Revisão da NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação
– Revisão da NBR 10821 — Esquadrias para edificações
– Revisão da NBR 15000 — Blindagens para impactos balísticos — Classificação e critérios de avaliação
– Revisão da NBR 15919 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial — Colagem de vidros com fita dupla-face estrutural de espuma acrílica para construção civil
– Revisão da NBR 15737 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial — Colagem de vidros com selante estrutural
– Revisão da NBR 14651— Ferragens para vidro — Requisitos e métodos de ensaio
– Revisão da NBR 14925 — Unidades envidraçadas resistentes ao fogo para uso em edificações
– Revisão da NBR 11742 — Porta corta-fogo para saída de emergência;
– Continuidade da elaboração das normas sobre modelagem de informação da construção (BIM)

Divulgação das normas
– Além da elaboração das normas, a Abravidro também realizou palestras para a conscientização sobre o tema para arquitetos, engenheiros, vidraceiros, bombeiros e estudantes em São Paulo, Santa Catarina (em parceria com a Ascevi), Rio de Janeiro (Sincavidro), Fortaleza, Porto Alegre (Sindividros-RS) e Belo Horizonte (Amvid).
– Participação na elaboração do Guia de Esquadrias para Edificações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Guia de Esquadrias de Alumínio da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), destacando a importância do vidro adequado para cada aplicação conforme a NBR 7199.

Este texto foi originalmente publicado na edição 540 (dezembro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters