Vidroplano
Vidroplano

Normas sobre vidros automotivos são publicadas

01/12/2015 - 11h44

Dez textos tiveram seu conteúdo revisado, incorporando atualizações de regulamento europeu

A matéria especial deste mês de O Vidroplano fala sobre os vidros automotivos (leia mais). Coincidentemente, no dia 6 de novembro, a ABNT publicou dez normas referentes a vidros automotivos, dentre elas a ABNT NBR 9491 — Vidros de segurança para veículos rodoviários – Requisitos. O trabalho de revisão dos textos foi coordenado pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) e realizado por uma comissão de estudo composta pelos principais fabricantes de vidros automotivos do mercado e por empresas do segmento de reposição.

A revisão das normas em questão teve como objetivo incorporar a seus textos as alterações realizadas no regulamento europeu ECE 43, referente a vidros automotivos, no qual elas são baseadas. O ECE 43 foi atualizado em 2012, revisando a metodologia de alguns ensaios para vidros automotivos e a forma de avaliação dos seus requisitos.

Os trabalhos de revisão foram concluídos em abril. Em agosto, as dez normas entraram em consulta nacional, processo finalizado no dia
19 de outubro.

Mudanças no setor
Entre outras alterações, a revisão simplificou o ensaio de queda de esfera, reduzindo a variação das alturas de queda. Também foi introduzida uma complementação nas áreas de visão do para-brisa na avaliação dos ensaios ópticos.

As normas publicadas serão usadas como base para o novo Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC) e para o Regulamento Técnico da Qualidade (RTQ). Ambos serão elaborados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a certificação compulsória dos vidros automotivos.

Isso significa que, com a revisão da norma, as regras para a certificação dos produtos serão alteradas. Portanto, todos que trabalham no setor precisam estar cientes das alterações estipuladas, para adaptar o vidro automotivo às novas exigências.

Para finalizar, gostaria de usar este espaço para agradecer a todos que participaram da revisão, por sua seriedade e empenho nesse trabalho.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters