Vidroplano
Vidroplano

Normas vidreiras: o que foi feito em 2019

27/01/2020 - 12h05

2019 foi um ano marcado pela conclusão de vários projetos relevantes para a literatura técnica do setor vidreiro. Como é de praxe, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) liderou boa parte deles — ou esteve junto de outros comitês participando ativamente de debates e reuniões. Confira a seguir os principais trabalhos iniciados, concluídos e em andamento ao longo do ano passado.

 

Novas referências
Entre os mais relevantes, está a NBR 16823 — Qualificação e certificação do vidraceiro – Perfil profissional, conhecida como “norma do vidraceiro”. Atualmente, seu texto se encontra em consulta nacional (saiba mais na página 39) e é de suma importância para nosso mercado. A nova versão da NBR 14718 — Guarda-corpos para edificações, publicada em agosto de 2019, era outro documento aguardado, afinal aborda um dos produtos mais populares com vidro. Entre as principais mudanças na norma, está a inclusão de aplicações dos sistemas em locais com grande fluxo de pessoas.

O projeto de emenda para a NBR 16023Vidros revestidos para controle solarRequisitos, classificação e métodos de ensaio foi aprovado na consulta nacional e será publicado em breve. A mudança no conteúdo diz respeito à variação da cor nas peças.

Outro projeto concluído, que também entrou em consulta nacional foi o texto Ferragens para vidro – Requisitos, classificação e métodos de ensaio, que poderá ser consultado até o dia 16 de março no site da ABNT. A conclusão da revisão da NBR 14925Elementos construtivos envidraçados resistentes ao fogo para compartimentação, publicada em fevereiro de 2019, também é um dos destaques de 2019. “Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram conosco em todos esses projetos. Sua participação é fundamental!”, comenta a analista de Normalização da Abravidro, Clélia Bassetto. “Deixamos também o convite para a participação de toda a cadeia nas reuniões a serem realizadas ao longo de 2020”.

 

Em processo
Por fim, mas não menos importante, vale citar outros trabalhos que foram desenvolvidos em 2019 e seguem em andamento, como:

  • Revisão da NBR 14697Vidro laminado;
  • A nova NBR 15000Blindagens para impactos balísticos — Partes 1 e 2, que entrará novamente em consulta nacional, está em processo;
  • Revisão da NBR 15737 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficialColagem de vidros com selante estrutural, conduzido pelo Grupo de Trabalho de Colagem Estrutural de Vidros (GT2) iniciará sua avaliação pela Comissão de Estudo Especial de Esquadrias (ABNT/CEE-191), em plenária;
  • Avaliação final do texto sobre vidros termoendurecidos;
  • Continuidade dos trabalhos na NBR 10821Esquadrias para edificaçõesParte 7, referentes a ensaios de fachada na obra.

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 565 (janeiro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters