Vidroplano
Vidroplano

Novo ciclo

24/06/2020 - 11h45

domingosNeste mês de junho assumo meu segundo mandato à frente da Abravidro. Os três primeiros anos foram de muito aprendizado e desafios e os seguintes certamente não serão diferentes, como já sinaliza a pandemia global que vem impactando o mundo desde o último mês de janeiro. Agradeço aos meus colegas da diretoria por mais esse voto de confiança e pela parceria na condução desta que é certamente a mais relevante entidade vidreira nacional.

E o novo ciclo começa com um assunto recorrente: reajuste de preços. Junho começou com as tabelas das usinas atualizadas, e dessa vez sem tempo para fazer estoque com os preços antigos. O aumento foi atribuído à alta do câmbio — que em seguida caiu. É mais uma variável ruim num cenário de retração e crise de confiança.

Enquanto o mundo, a economia e nosso mercado não voltam ao ritmo pré-Covid e vamos readequando as expectativas para 2020, o Panorama Abravidro nos convida à reflexão para analisar os resultados de 2019. O documento completo acompanha esta edição, mas já adianto: não foi um bom ano. O resultado que tivemos em 2018 — com crescimento em consumo e faturamento —, e que parecia sinalizar um início de retomada, não se manteve e mais uma vez nosso mercado encolheu nesses dois indicadores. O consumo de vidro voltou ao patamar de 2011. Indicadores que dizem muito respeito às nossas empresas, como produtividade e ociosidade, também foram destaques negativos.

Recomendo a leitura atenta do Panorama 2020 e aquele dever de casa básico de avaliar os dados do mercado e os da sua empresa. Comparabilidade é um importante instrumento para a construção de cenários e estratégias. Como a sua empresa se sai nesse exercício?

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 570 (junho de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters