Vidroplano
Vidroplano

Novo espaço de aprendizado

19/05/2016 - 16h10

Este texto foi originalmente publicado na edição 521 (maio de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Uma preocupação constante de todo o setor vidreiro é a capacitação dos profissionais que trabalharão com nosso material. Não apenas dos vidraceiros, mas também dos especificadores, aqueles que definem a quantidade, o tipo, o local de aplicação e o fornecedor do vidro nas obras. Portanto, engenheiros, arquitetos e designers são peças-chave para o crescimento e a valorização do vidro no Brasil.

Um grande passo que irá contribuir com a formação desses profissionais foi dado no dia 29 de abril,quando o Sincavidro-RJ inaugurou em sua sede o Instituto do Vidro. Oespaço, localizado no bairro do Anil, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, irá aproximar as empresas vidreiras dos estudantes e profissionais ligados à construção civil.

“Estamos há mais de um ano preparando esse projeto com muita dedicação”, conta Antônio Skardanas, presidente do Sincavidro. “Nosso objetivo é que, em três anos, todos os alunos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro formados em arquitetura, design e engenharia tenham passado pelo instituto.”

Inauguração em grande estilo
A cerimônia de inauguração do Instituto do Vidro reuniu 120 convidados, incluindo a diretoria do Sincavidro, associados, arquitetos e representantes de todas as fabricantes de vidro plano no Brasil. Após abrir oficialmente a cerimônia, Skardanas passou a palavra ao diretor do Sincavidro, José Ricardo d’Araújo Martins, a quem coube explicar como o instituto funcionará (veja mais no quadro da página 22).

O evento teve ainda discursos de Roberto Ferreira da Silva (representante da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, Fecomercio-RJ), Leopoldo Castiella (presidente da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro, Abividro), Luiz Felipe Lucena (presidente da Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio do Estado do Rio de Janeiro, Afearj), Ana Cláudia Roig (executiva da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio de Janeiro, Asbea/RJ) e Celina Araujo (superintendente da Abravidro).

O projeto conta com a participação das empresas AGC, Cebrace, Disvidro, dorma+kaba, Grupo Paris, Guardian, New Temper, Saint-Gobain Glass, Servi-Temper, TTR Vidros, União Brasileira de Vidros (UBV), Vidros Belém e Vivix. Expositoras permanentes do local, reúnem, em showroom, grandes novidades em vidro a serem apresentadas aos alunos do instituto.

Multiplicadores do conhecimento
A iniciativa do Sincavidro é importante para lembrar que é fundamental levar o conhecimento sobre o vidro não só para o nosso setor, mas para a sociedade como um todo. “O instituto não é uma ação isolada: também temos o site Doutor Vidro, que hoje já responde a mais de quinhentas perguntas mensais”, aponta Skardanas. “Todo o nosso trabalho tem como objetivo a informação.”

Por dentro do Instituto do Vidro
Onde fica: na sede do Sincavidro (Estrada do Engenho D’Água, 1.260, Anil, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ)
Área de exposição: treze estandes de 9 m² cada, formando uma mostra de produtos e inovações para o setor vidreiro. Os expositores serão fixos por um ano;
Auditório: com capacidade para sessenta pessoas. Ali, os associados do Sincavidro e os expositores do instituto poderão fazer apresentações sobre produtos, aplicações e normas técnicas, entre outros assuntos;
Objetivo: levar, mensalmente, alunos das faculdades de arquitetura, design e engenharia para conviver um dia com todas as possibilidades do vidro;
Portas abertas: ao final da visita, os alunos receberão uma carteira de sócio do Instituto do Vidro, passando a ter livre acesso sempre que precisarem esclarecer dúvidas.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters