Vidroplano
Vidroplano

O futuro da comunicação é de vidro

26/05/2022 - 17h04

O 5G, novo padrão para redes móveis e banda larga, está chegando para ficar em todo o mundo. Por usar uma frequência mais alta que o atual 4G, ele permite maior velocidade na transmissão de dados. Será possível baixar arquivos pesados em poucos minutos e assistir a conteúdos em alta definição ao vivo sem qualquer tipo de atraso. E nosso material terá um papel importante para permitir essa evolução da comunicação global.

Apesar da capacidade, sinais em alta frequência têm certas limitações:

– Menos alcance que a baixa frequência, sendo necessária a presença de mais antenas para a cobertura de uma região;

– Dificuldade para penetrar alguns materiais usados na construção, como concreto, fazendo com que a qualidade do sinal caia.

A boa notícia é que o vidro não interfere nesse sentido: o 5G consegue atravessar estruturas envidraçadas com mínima interferência. Isso significa que a aposta em nosso material na arquitetura, principalmente de grandes cidades, deverá se tornar algo ainda mais forte.

– Uma solução está na possibilidade de instalar antenas de vidro com materiais condutores transparentes. Elas podem ser colocadas em janelas de fachadas envidraçadas (ou mesmo e outros materiais), sem interferir na arquitetura;

– Dessa forma, a reflexão e a atenuação das frequências serão evitadas.

* Texto baseado na apresentação de Naoki Sugimoto, gerente dos laboratórios de Integração de Materiais e Tecnologia da AGC, durante a cerimônia oficial de abertura do Ano Internacional do Vidro, na ONU

A presente seção, “Ano Internacional do Vidro”, celebrando a trajetória de nosso material e sua importância para a história humana, é uma contribuição de O Vidroplano ao Ano Internacional do Vidro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2022.

Crédito da imagem de abertura: SasinParaksa/stock.adobe.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 593 (maio de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters