Vidroplano
Vidroplano

O novo normal

30/11/2023 - 11h05

rafaelribeiro-nov2023

O mercado vidreiro atravessa um novo momento, cada vez mais desafiador. A sobreoferta de matéria-prima, o alto índice de informalidade e a demanda aquém da média têm exigido das nossas empresas muita resiliência e um esforço maior no sentido de aumentarmos nossa produtividade, melhorarmos nossos processos e sermos mais competitivos num cenário adverso.

As importações continuam registrando altos volumes, o que, somado à plena atividade dos fornos de float domésticos, tem levado a uma queda nos preços não tanto da matéria-prima, mas especialmente dos processados, impactando a lucratividade das empresas. Ao que parece, esse pode ser o nosso novo normal.

A perspectiva para a construção civil em 2024, bem como para a economia brasileira, ainda que positiva, segue numa intensidade menor que a necessária para uma recuperação significativa. Cabe a nós trabalhar ativamente para melhorar os resultados do nosso setor nesse cenário.

A qualificação da mão de obra de nossas empresas e dos especificadores do nosso material é um importante esforço nessa busca. A Abravidro oferece, há mais de uma década, seus módulos de especialização técnica e o PPCPE, ferramentas para treinamento e qualificação das equipes das processadoras. No último mês de agosto, lançamos o Educavidro, plataforma de educação a distância que oferece conteúdo sobre vidro voltado para toda a cadeia, incluindo vidraceiros, arquitetos, engenheiros e até bombeiros. A receptividade à ferramenta tem sido ótima e muitas empresas já a incorporaram às suas ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas. A certificação dos vidros temperados também é um diferencial que pode trazer melhores resultados para as empresas.

Como a sua empresa está se preparando para esse momento do nosso mercado?

Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 611 (novembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Marcos Santos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters