Vidroplano
Vidroplano

O Panorama Abravidro é essencial!

24/02/2025 - 17h24

rafaelribeiro-fev2025Os dados de comércio exterior do mês de janeiro mantiveram ligados os alertas da cadeia de processamento. Os vidros temperados e laminados, nossos principais produtos, seguem registrando aumentos no volume de importação. Em um mercado com alto nível de ociosidade como o nosso, isso é um fator de grande preocupação para quem tem capital investido em equipamentos para a produção desses materiais.

E, por falar em números, está em andamento a temporada de coleta de dados sobre a performance das empresas vidreiras no ano de 2024 para a elaboração do Panorama Abravidro, único estudo econômico e produtivo do mercado de vidros planos e peça fundamental, junto do Termômetro Abravidro, dos nossos esforços enquanto entidade para estimular uma cultura de dados no setor.

O Panorama é publicado pela Abravidro desde 2012 e é reconhecido por todo o mercado como um documento essencial para quem quer entender os movimentos do segmento.

Para nós, processadores, é uma importante ferramenta para avaliar o desempenho de nossas empresas em relação à média do mercado, para entender o comportamento e evolução dos diferentes produtos ao longo do tempo e também para planejar investimentos ou correções de rota, por exemplo.

Aos demais elos da cadeia, o Panorama traz informações que são fundamentais para a compreensão do mercado, em especial para empresas globais, que precisam ter a sensibilidade para as especificidades brasileiras.

Para a Abravidro, os números do documento também são relevantes para o planejamento de benefícios aos associados e de nossa atuação institucional, principalmente no que diz respeito às ações de defesa de interesse.

Mesmo assim, o número de empresas que não participam da pesquisa ainda é expressivo, apesar de o estudo ser produzido com sucesso e reconhecimento há treze anos.

É válido reforçar que os dados nunca são divulgados de maneira individual, expondo as empresas. Além disso, ninguém da Abravidro tem acesso às informações. Elas ficam disponíveis apenas para os economistas – e eles assinaram um termo de confidencialidade, registrado em cartório, garantindo que não compartilharão, de forma alguma, as informações individuais.

Na Abravidro, nós construímos, junto de vocês, um mercado melhor e mais próspero. Por isso, fica o meu pedido: processador, responda à pesquisa para o Panorama!

Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 626 (fevereiro de 2025) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto: Marcos Santos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters