Vidroplano
Vidroplano

Observatório com chão envidraçado é destaque em Bangkok

24/06/2020 - 11h32

Com 78 andares e 314 m de altura, o King Power MahaNakhon já seria um dos edifícios mais impressionantes do mundo por conta do design único: parece que seus construtores empilharam blocos de montar gigantes em algumas partes de sua estrutura. No entanto, os arquitetos do escritório alemão Büro Ole Scheeren decidiram deixar a obra ainda mais diferenciada e instalaram no topo dela um observatório com chão envidraçado — vistas da capital tailandesa são de tirar o fôlego do observador.

Ficha técnica
Autor do projeto: Büro Ole Scheeren
Local: Bangkok, Tailândia
Tamanho: 314 m de altura (78 andares)

bangkok2

 

Fachada com pixels
Localizado no centro financeiro da cidade, o King Power MahaNakhon é um espaço multiuso — inclui apartamentos de luxo, lojas, bares e restaurantes. A estética de blocos empilhados, mais parecendo uma imagem digital “pixelada” (nas palavras dos próprios arquitetos), foi pensada como um reflexo de todo o dinamismo cultural de Bangkok, além de fazer referência à irregularidade da topografia local, formada por montanhas. Serve também como um marco do design contemporâneo no país.

A fachada, desenvolvida em parceria com as consultorias Front Inc. e Buro Happold, oferece grande desempenho energético ao prédio: é formada por insulados e laminados que ajudam no conforto térmico do interior, diminuindo o uso de itens que consomem eletricidade, como ar-condicionado.

 

Com o mundo sob os pés
O chão envidraçado do observatório tem 14 x 4 m de área. E não é exagero afirmar que as peças de nosso material instaladas ali, beneficiadas pela processadora alemã Sedak, são verdadeiras pilhas de vidro: seis painéis de multilaminados (cada um medindo 4,14 x 2,69 m) com incríveis sete chapas de temperados de baixo teor de ferro. A escolha por esse tipo de vidro é sábia, pois garante maior transparência à estrutura. No total, esses painéis têm mais de 93 mm de espessura.

Para dar conta da força exercida pelos ventos, que acaba sendo maior do que o peso dos vidros em si, usaram-se fixações mecânicas igualmente robustas, com 80 mm de espessura. Ao todo, são quatro em cada um dos multilaminados. Segurança é o que não faltará a quem visitar o topo do King Power MahaNakhon.

 

mesa

 

Especificação dos vidros no piso do observatório
Multilaminados com sete peças de temperados de baixo teor de ferro (cada um com 12 mm) e seis interlayers SentryGlas (1,52 mm cada)

Processador: Sedak
Fornecedor dos interlayers: Trosifol

Este texto foi originalmente publicado na edição 570 (junho de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters