Vidroplano
Vidroplano

Opine sobre normas de blindagem

21/05/2019 - 11h16

O trabalho de revisão da NBR 15.000 — Sistemas de blindagem, desenvolvido pela comissão de estudo CEE-161, com a ajuda do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), começa a se concluir. Entraram em consulta nacional as duas primeiras divisões do texto: Parte 1: Terminologia e Parte 2: Classificação, requisitos e métodos de ensaio para materiais. É possível opinar acerca de ambos até 31 de maio.

Família de documentos
A principal alteração da NBR 15.000 foi seu desmembramento em diferentes seções. Dessa forma, será possível tratar dos diversos produtos que oferecem proteção balística, seus ensaios e parâmetros mais detalhadamente. Ao todo, serão cinco textos compondo essa família de normas. Os outros três ainda estão sendo produzidos e não têm prazo para ficarem prontos.

Padronização
A Parte 1 tem o objetivo de definir os termos técnicos a serem citados em toda a norma. Entre os temas abordados estão os coletes à prova de balas e metodologia para a determinação do limite balístico (V50).

Tabelas e ensaios
A Parte 2 define os requisitos e métodos de ensaio para os materiais que compõem os sistemas de blindagem transparentes e opacos. Foram duas mudanças fundamentais aqui:

– Atualização das tabelas 1 (sobre o nível de proteção dos sistemas de blindagem) e 2 (que aborda os níveis de proteção alternativa desses sistemas). As alterações ocorrem em função das terminologias de novos tipos de projétil e arma;
– Ajustes da preparação dos corpos de prova nos ensaios e maior detalhamento de cada um deles.

 

Como participar da consulta nacional
– Para ter acesso ao material, é necessário fazer um cadastro simples no site da ABNT pelo link www.abntonline.com.br/consultanacional
– Para quem já tem esse cadastro, basta acessar a página e entrar com login e senha.

Este texto foi originalmente publicado na edição 557 (maio de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters