Vidroplano
Vidroplano

Otimismo moderado

21/10/2020 - 10h06

domingos-out2020Depois de um primeiro semestre repleto de tensões decorrentes da pandemia, a segunda metade do ano vem garantindo, mês a mês, resultados positivos puxados pela construção civil e também pela recuperação de outros setores consumidores de nossos produtos, como as indústrias automotiva e de linha branca.

Entramos no último trimestre do ano, tradicionalmente o mais aquecido no nosso setor, e uma preocupação ronda o mercado vidreiro: teremos vidro para trabalhar? A dificuldade de se obter matéria-prima não é exclusividade nossa. Materiais como PVC, papelão, cimento, tijolo, algodão e tantos outros insumos industriais estão menos disponíveis, alguns até globalmente, por conta das medidas de suspensão da produção no período mais agudo da crise.

No nosso caso, o mix de produtos segue comprometido, com as usinas de base priorizando o incolor em suas campanhas mais recentes — o que não tem garantido plena disponibilidade nem mesmo a esse material. A retomada da indústria automotiva, ainda que em ritmo lento, também tem impactado a oferta de float.

Os números do comércio exterior mostram aumento do volume exportado em setembro em relação ao mês anterior, apesar de duas usinas terem reduzido seus embarques. A exportação em setembro foi a maior do ano, acima, portanto, da pré-pandemia, quando sobrava vidro no País. As importações seguem em alta também, mas não por esforço das fabricantes de float. O discurso é de que importar vidro está caro e difícil, por uma combinação de fatores como pouca disponibilidade do material no mundo, câmbio desfavorável, dificuldades com o frete internacional…

A Abravidro mantem-se vigilante, pressionando os fabricantes nacionais para que a situação seja normalizada com a maior brevidade possível e possamos trabalhar em plenas condições e aproveitar o bom momento que o setor da construção civil atravessa.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 574 (outubro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters